Calculadora de Taxa de Esforço
A taxa de esforço é um conceito muito importante para quem quer gerir melhor os seus créditos. É usada pelos bancos para avaliar o risco de crédito e deve ser usada pelas famílias para tomar melhores decisões financeiras. Disponibilizamos de seguida um simulador de taxa de esforço para que possa fazer os seus cálculos de forma simples e rápida.
Taxa de Esforço
A taxa de esforço relaciona o valor das prestações com créditos com os rendimentos líquidos do agregado familiar. Como verá, não é um conceito nada complexo e a fórmula de cálculo é muito simples:
(Total de Prestações Financeiras / Rendimento do Agregado Familiar) * 100
Taxa de Esforço Corrigida
A taxa de esforço corrigida é um conceito semelhante ao de taxa de esforço mas é bastante mais rigorosa. Esta taxa relaciona o valor das prestações com créditos e o valor de outras prestações fixas obrigatórias com o rendimento líquido do agregado familiar. Isto porque a família tem de honrar os seus compromissos com despesas de água, luz, gás e outras despesas com filhos.
(Total de Prestações Financeiras + Outras Prestações Fixas / Rendimento do Agregado Familiar) * 100
Calculadora de Taxa de Esforço
Resultados
0%
0%
Como interpretar as taxas de esforço
Quando olhamos para a taxa de esforço, percebemos qual a parcela (ou percentagem) do nosso rendimento líquido que é afeto ao pagamento das prestações com créditos. Olhando de outro prisma, diz-nos o percentual de rendimento que fica disponível para fazer face às outras despesas do nosso dia-a-dia.
Qual o valor recomendado para a sua taxa de esforço?
Não existe um valor padrão para todas as famílias e para todo o tipo de rendimentos. Quem procura um crédito tem de ter em atenção o nível de taxa de esforço, o que lhe permite perceber qual o montante máximo de crédito que é recomendável contratar.
Dizem as boas práticas que deverá ter uma taxa de esforço abaixo dos 30%, isto para créditos novos. Caso tenha atualmente vários créditos, poderá pensar na sua consolidação. Neste caso, na fórmula deverá considerar o valor da nova prestação (que vai baixar bastante). Nestes casos, algumas financeiras podem ir a taxas de esforço mais próximas dos 40%-50%, embora a aprovação do crédito seja mais minuciosa.
Como baixar a taxa de esforço do crédito?
Se tem vários créditos atualmente, tem estratégias para baixar a sua taxa de esforço. No caso dos créditos pessoais e cartões de crédito, pode optar pela consolidação de créditos. No caso do crédito habitação, pode optar por transferir o crédito habitação para outro banco e com isso baixar o valor da taxa de juro e o custo com seguro de vida e seguro multirriscos.
Soluções financeiras adequadas à sua realidade
Oferecemos Serviços de Consultoria nas áreas de Crédito, Seguros, Poupança, Investimento e Formação em Literacia Financeira. Negociamos as melhores condições com diferentes entidades, sem custos adicionais para si.