Encontrei um artigo no blog GoSuper que achei extremamente interessante, principalmente para todos os que pretendem adotar um forma de vida simples, saudável e cheia de energia.
O artigo basicamente esclarece-nos quais são os exercícios que queimam mais calorias por minuto, permitindo que cada um de nós possa efectivamente descobrir como combinar a nossa serie de exercícios para alcançarmos os nossos objectivos.
Se porventura o leitor está numa fase onde procura perder peso, ou seja, emagrecer, ou simplesmente está a planear atravessar um processo de vida saudável e adotar o desporto como uma forma de vida, então vai gostar de saber quais os exercícios que o irão ajudar mais a alcançar o seu objectivo.
Segue então o artigo que desejo partilhar com todos.
No dia-a-dia é frequente termos dúvidas em relação ao número de calorias que gastamos quando realizamos as nossas actividades físicas.
Para quem cumpre um plano quer de emagrecimento, quer de ganho de peso e aumento da massa muscular é importante saber quanto consome em cada refeição e quantas calorias vai gastar ao realizar determinado exercício.
No entanto, estas questões dependem de vários factores. O gasto calórico varia de pessoa para pessoa, dependendo do metabolismo, do tempo e da intensidade do exercício.
Já sabemos que o ideal é conjugar uma boa dieta com um plano de treinos regular para que os resultados sejam mais rápidos e eficazes.
Todos sabemos que algumas tarefas simples como optar por subir escadas em vez de seguir pelo elevador, dançar ou desempenhar as tarefas domésticas ajudam a queimar calorias.
No entanto, se pretendes perder massa gorda ou tonificar certas zonas do teu corpo, deves optar por exercícios que puxem por ti.
Nesta lista estão algumas das actividades que potenciam um gasto considerável de calorias por minuto, os seus benefícios e respectivos factores de risco.
1. Corrida: 20 Calorias por Minuto
Correr durante uma hora (variando o ritmo) queima aproximadamente 600 calorias.
No entanto, este é um exercício que causa fortes impactos nas articulações e altera a frequência cardíaca, pelo que se deve ter em conta estes dois factores de risco.
Para quem se está a iniciar, o melhor é começar pela caminhada ou pelo jogging.
2. Saltar à Corda: 15 Calorias por Minuto
Este exercício ajuda a trabalhar os chamados gémeos das pernas, as coxas e os ombros.
Para além disso, é uma actividade que te ajuda a desenvolver a coordenação motora. Para tua segurança, convém que utilizes um calçado apropriado e que, no intervalo de cada salto, apoies o pé por completo no chão e não apenas as pontas.
É muito importante que os movimentos sejam feitos de forma correcta, pois uma execução mal feita pode lesionar as articulações dos pés e dos joelhos.
3. Voleibol: 15 Calorias por Minuto / Basquete: 9 Calorias por Minuto
Estes dois desportos têm benefícios e factores de risco semelhantes. São recomendados a quem queira desenvolver a força, a concentração e a coordenação motora.
Aconselha-se o uso de calçado apropriado para que se reduzam os riscos de lesões nas articulações das pernas.
4. Luta Livre: 14,4 Calorias por Minuto
Este é um desporto que visa trabalhar a força e a flexibilidade dos praticantes. Joelhos, tornozelos, braços e ombros, são os pontos críticos que correm mais riscos de lesões.
5. Natação (mariposa): 14 Calorias por Minuto
A natação é considerada um dos desportos mais completos, tendo em conta todas as capacidades que desenvolve nos praticantes: flexibilidade, agilidade, musculatura, capacidade aeróbica, entre outros.
Um aspecto menos positivo é o facto do contacto permanente com a água ser um inconveniente para quem sofre de problemas auditivos.
6. Subir Escadas: 14 Calorias por Minuto
Não é considerado um desporto, mas sim um exercício aeróbico que faz parte do nosso dia-a-dia e que queima gordura. De todas as vezes que te deparares com o dilema elevador/escadas, opta pelas escadas.
Lembra-te que todas as ocasiões são ótpimas para garantir umas coxas mais firmes.
7. Futebol: 13,3 Calorias por Minuto
O futebol é um bom aliado para quem necessita de desenvolver a força, a capacidade respiratória, a noção de espaço, agilidade e coordenação motora.
Os factores de risco ligados a este desporto têm a ver com lesões por impacto nas articulações, normalmente ao correr e ao chutar. As distensões no tornozelo e nos músculos da perna, a fractura de ossos e lesões nos joelhos são muito comuns nesta prática desportiva.
Os alongamentos dos músculos antes da prática desta actividade ajudam a diminuir os índices de contusões.
8. Judo/Karaté: 13 Calorias por Minuto
As duas modalidades são ideais para quem pretende aumentar a força, a flexibilidade, o equilíbrio e a coordenação motora. As torções e os hematomas são os factores de risco mais comuns associados a estas modalidades.
9. Remar: 7 Calorias por Minuto
Remar na água ou em aparelhos de ginásio, desenvolve a musculatura dos braços, peito, costas e aumenta a capacidade aeróbica.
É possível, também, trabalhar pernas e a zona lombar. Deves adoptar sempre uma postura correcta e não esforçar em demasia as articulações dos cotovelos.
10. Alpinismo: 12 Calorias por Minuto
Entre o leque de desportos radicais, o alpinismo ou escalada é o que queima mais calorias. Este desporto exige muito da tua força, flexibilidade e resistência.
O maior factor de risco associado a este desporto é a queda de alturas elevadas.
11. Ténis: 11 Calorias por Minuto
Aumento da flexibilidade, coordenação motora, agilidade e capacidade aeróbica, são os pontos a favor deste desporto. Já as contra-indicações têm a ver com o risco de torções, desgaste nas articulações, lesões no punho e no cotovelo.
12. Boxe: 9 Calorias por Minuto
Em muitos ginásios já é prática comum adaptar alguns movimentos do boxe a outras modalidades. Como é o caso do aeroboxe que junta a queima aeróbica de gordura aos movimentos de luta.
O boxe, em si, inclui saltar à corda, séries de alongamentos, técnicas de movimentação e o treino dos golpes no pushing-ball, utilizado para melhorar a coordenação motora e a velocidade.
13. Andar (subir): 11 Calorias por Minuto / Andar (plano): 8 Calorias por Minuto
É um bom exercício para queimar gorduras e ganhar resistência. Por ser uma actividade de pouco impacto com o solo, não potencia os riscos de lesões nas articulações. Requer apenas calçado adequado.
14. Andebol: 10 Calorias por Minuto
A prática deste desporto desenvolve a força, a agilidade, a coordenação motora e aumenta a capacidade aeróbica. À semelhança de outros, pode provocar lesões nas articulações, torções e fracturas.
Não te esqueças que estes valores variam, pois o gasto calórico de uma pessoa que pese 90kg não será igual ao de uma pessoa que pese 50kg.
Ser Maior,