Uma premissa bem conhecida é a de que um prato colorido apresenta, por norma, uma refeição mais saudável. Mas, afinal, qual a relação entre a cor dos alimentos e os seus benefícios para a saúde? Venha descobrir.
Existem vários aspetos a ter em atenção quando se quer viver uma vida saudável e conquistar um corpo elegante. Entre estes aspetos, evidentemente, encontram-se as calorias dos alimentos, o seu teor de açúcares e gorduras e a sua riqueza em minerais e nutrientes essenciais para o metabolismo.
Ainda que tudo isto impacte, de forma evidente, na saúde e bem-estar de cada pessoa, os médicos e nutricionistas costumam utilizar uma expressão muito conhecida e simplificada que refere que um “prato colorido é mais saudável”.
As cores são importantes em vários aspetos da vida ou não houvesse, até, uma simbologia associada ao significado das cores, aplicada em meios tão distintos como a moda, o marketing e o design. Na alimentação, ainda assim, a ligação entre o potencial benéfico dos alimentos tem menos a ver com misticismo ou crendice do que tem a ver com estudos científicos efetivos, já que a coloração de muitos alimentos é fornecida justamente por elementos da sua composição que podem ter ações específicas no corpo humano.
Uma alimentação variada e colorida torna-se, assim, muito importante para o ser humano, sendo importante conhecer o potencial dos elementos de cada cor, para gerir de forma eficaz o que se come diariamente.
Hoje, apresentamos as caraterísticas dos alimentos em cada uma das suas tonalidades, para que possa compor o prato ideal, sabendo exatamente quais os seus benefícios. Saiba mais.
1. Alimentos verdes
Provavelmente já reparou que a cor predominante na Natureza é o Verde. No seu prato, também poderia ser! O verde dos alimentos indica-lhe que está perante ingredientes ricos em magnésio, ácido fólico, luteína, potássio e fibras: tudo isto ingredientes importantes para regular o seu organismo e o manter saudável.
Estes alimentos apresentam, pelos seus componentes, o potencial de melhorar a sua saúde, agindo como relaxantes, anti-inflamatórios e antioxidantes. O consumo destes alimentos ajuda a solucionar problemas importantes, nomeadamente ao nível cardiovascular.
Os alimentos verdes são também os maiores aliados de quem deseja perder peso, já que costumam conter poucas calorias; e de quem sofre de problemas de obstipação, regulando os intestinos.
Alguns alimentos verdes que pode integrar na sua rotina alimentar são os espinafres, os brócolos, o kiwi e as ervilhas.
2. Alimentos vermelhos
Quando pensamos em alimentos vermelhos recordamos, entre muitos outros, o tomate, a beterraba, o pimento vermelho ou a cereja. Uma caraterística comum a todos estes alimentos é que eles constituem uma importante fonte de ferro, de vitamina C, de magnésio e de fitoquímicos.
O consumo destes alimentos ajudará, por tudo isso, a reforçar o metabolismo, a combater doenças degenerativas e a anemia e a reduzir o potencial de desenvolvimento de problemas no trato digestivo e urinário.
3. Alimentos amarelos e alaranjados
Estando perante alimentos amarelos ou cor de laranja, como a cenoura, a laranja, a manga ou a abóbora, poderá estar certo de que está perante um alimento rico em beta-caroteno, em vitamina C, em potássio e em ácido fólico.
Este tipo de alimento é conhecido por ajudar a manter uma pele e cabelo saudáveis, por reforçar a imunidade e por agir como um antioxidante, combatendo os radicais livres e minorando o risco de futuras doenças degenerativas.
Estes alimentos são muito importantes numa refeição equilibrada e ajudam o corpo a manter-se bonito e saudável.
4. Alimentos roxos
Mirtilos, ameixas, uvas e figos estão no grupo dos alimentos de tonalidade arroxeada e que significam, para quem os consome, uma fonte de fitoquímicos e antioxidantes.
Estes alimentos ajudam a evitar as doenças degenerativas, já que a sua ação antioxidante combate os radicais livres. Ao fazer isto, evitam ou retardam doenças como Alzheimer, as cataratas ou mesmo os sinais de envelhecimento precoce. Tratam-se de importantes alimentos para quem pretende desintoxicar o organismo.
5. Alimentos brancos
A tonalidade branca está presente em alimentos como os cogumelos, o alho, a maçã, a cebola ou o alho-francês e traz consigo a promessa de que está perante alimentos ricos em fotoquímicos: ingredientes naturais que atuam no organismo, ajudando a protege-lo como um todo.
A ação deste tipo de alimento na prevenção de doenças do foro cardíaco e vascular é bem conhecida, sendo que a sua ação ajuda a reduzir situações de hipertensão e melhora o funcionamento de todo este sistema. Os alimentos brancos são ainda, na sua maioria, fortes aliados da perda de peso, ajudando a depurar o organismo, por serem ricos em água e terem um teor de sódio bastante baixo. Sendo alimentos ricos em fibras, estes também ajudam na regulação do sistema digestivo, evitando situações desconfortáveis como a prisão de ventre.
Como pode ver, o “prato colorido” pode ser a opção mais saudável para si. Agora já pode criar a receita ideal sabendo quais os melhores ingredientes.