-->

SIMULE AQUI SEM COMPROMISSO O SEU CRÉDITO HABITAÇÃO

SIMULE AQUI SEM COMPROMISSO O SEU CRÉDITO HABITAÇÃO

Ainda vale a pena comprar casa?

Coaching Educação Financeira Fiscalidade Imobiliário Investir Poupar Dinheiro

Ainda vale a pena comprar casa?

2 min Partilhar 1 de Agosto, 2022

Search
Generic filters
Exact matches only

O mercado imobiliário continua a fervilhar em Portugal, nas capitais europeias, e apesar da pandemia, da crise e da crescente inflação, o mercado imobiliário continua a bater alguns records de valorização.
Será que ainda vale a pena comprar casa? Ou o mercado não poderá continuar a crescer? Explicamos-lhe tudo neste artigo.

O imobiliário é um bom investimento?
Por um lado, o imobiliário é, e provavelmente será de futuro, um dos mais sólidos investimentos que existe, e são várias as regiões em Portugal que somam e seguem no interesse de investidores estrangeiros, sendo Lisboa, ainda a segunda capital mais barata da Europa para comprar casa.

Vantagens de comprar casa
Muitas pessoas defendem a lógica de compra de casa por um conjunto de motivos. Destacamos 3 motivos principais:
– Estamos a pagar um ativo que acaba por ficar para nós, mesmo que apenas ao final de vários anos;
– A prestação ao banco é, na maioria das vezes, bastante inferior ao valor da renda paga a um senhorio;
– A casa vai acabar por valorizar e o dono acaba por ganhar com essa valorização. Não é garantido, mas o preço do imobiliário tende a acompanhar a inflação;

Será que é a altura ideal para comprar casa?
A resposta é difícil de dar. Nunca é a melhor altura e nunca é a pior altura. Os preços têm subido bastante, mas também é certo que precisamos de uma casa para viver. Se olharmos para a compra de uma casa não como um investimento, mas antes como uma necessidade, talvez seja altura de comprar casa.

Atenção aos custos da compra de casa
Lembre-se que terá de ter pelo menos 10% do valor de aquisição da casa. Caso não tenha dinheiro para estas despesas, então não avance com a compra da casa, porque não terá acesso ao crédito. Para uma sociedade com níveis tão baixos de poupança é um desafio ter tanto dinheiro amealhado. De forma a não ter desilusões, aconselhamos que primeiro faça as contas e só depois comece a visitar imóveis.
Tenha também em atenção aos juros que irá pagar caso tenha o crédito aprovado. As taxas Euribor já começaram a subir, até quanto não sabemos, o que poderá encarecer bastante o valor que terá de pagar todos os meses.

Tenha margem de manobra
Os imprevistos vão sempre acontecer. Quer isto dizer que tem de dispor de um capital de manobra para fazer face a imprevistos, para fazer alguns arranjos em casa e para conseguir viver por sua conta durante uns tempos caso seja necessário.

Como tomar a melhor decisão
A melhor solução de crédito habitação passa por analisar diferentes alternativas ao seu dispor. Tudo dependerá dos seus objetivos, da realidade da sua vida como o contrato de trabalho, restante património, dependentes, e outros fatores que influenciarão a forma como o seu crédito será negociado junto dos vários bancos.

Sabia que…
A Reorganiza oferece uma análise gratuita à sua situação, seja para aquisição, seja para transferir o seu crédito atual. Sem qualquer custo para si. Fale connosco.



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro