SIMULE AQUI SEM COMPROMISSO O SEU CRÉDITO HABITAÇÃO

SIMULE AQUI SEM COMPROMISSO O SEU CRÉDITO HABITAÇÃO

As 10 melhores dicas para poupar em livros

Bem Estar Poupar Dinheiro

As 10 melhores dicas para poupar em livros

4 min Partilhar 22 de Abril, 2022

Search
Generic filters
Exact matches only
Livro

Dia 23 de abril assinala-se o Dia Mundial do Livro tendo em vista chamar a atenção para a importância do livro e da literatura na evolução das sociedades. Tendo em conta o rendimento médio das famílias portuguesas, comprar livros nem sempre é fácil, mas há muitas maneiras de ler a baixo custo ou gratuitamente, ganhando bons hábitos de leitura. Hoje deixamos-lhe dicas para o fazer e para incentivar os mais novos.

O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de abril. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, uma vez que neste dia desapareceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare, entre outros. A ideia da comemoração teve origem na Catalunha: a 23 de abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.

Hoje deixamos-lhe ideias que servem para o ano inteiro, para si e para a família. Um livro é um amigo, uma forma de viajar sem passaporte, a forma mais simples de aprender, de ter acesso a novas ideias, de ganhar cultura geral; uma forma de ser livre, informado e um cidadão mais consciente, uma forma de estimular a criatividade, a saúde mental e uma das melhores formas de entretenimento. Siga estas ideias:

Compre livros low-cost

Uma boa solução para poupar é comprar a alfarrabistas (com loja física e online) e páginas low-cost de particulares, que hoje em dia vendem a preços simpáticos nas redes sociais. Basta começar a explorar, por exemplo, contas de Instagram dedicadas a vender bons livros entre particulares e terá uma bela surpresa. Tem ainda os sites clássicos, tipo OLX. Como em tudo, há algumas páginas com muito melhor oferta que outras, por isso fique atento.  

Associe-se a bibliotecas públicas e fundações

Outro instrumento fundamental do acesso à cultura e entretenimento são as bibliotecas públicas. Atualmente, qualquer concelho tem uma ou várias: associe-se ao da sua zona. Pode requisitar livros, CDs ou DVDs a custo zero e aproveitar as suas atividades culturais e workshops, quando possível. Para além da rede de bibliotecas públicas, Portugal tem ainda instituições como a Fundação Calouste Gulbenkian, que disponibilizou online dezenas de títulos do seu acervo editorial que podem ser descarregados de forma gratuita. Há vários outros sites a disponibilizar livros gratuitos para download, como a Imprensa Nacional Casa da Moeda, o projeto Wikisource ou a Open Library.

Troque livros

Esta é uma das formas mais interessantes de poder ler mais e que, há poucas décadas, era prática comum. Trocar livros e dicas de leitura com amigos, familiares e colegas é sempre uma boa ideia. Em Portugal não está muito popularizado, mas agora há sites para o fazer, como o Winkingbooks ou o pt.bookmooch.com, plataformas de troca de livros gratuitas que têm sistemas de pontos.

Conheça e apoie livrarias e suas promoções

É importante apoiar o negócio das livrarias porque estamos a apoiar o conhecimento, a cultura e os autores – a base de uma sociedade, no fundo. Sabemos que nem sempre o podemos fazer, mas estar a par dos descontos e campanhas, ter o cartão da loja e acumular pontos é importante. Lembre-se especialmente das livrarias locais e de bairro, que estão em ‘extinção’ porque é difícil viverem numa economia de escala, mas são essenciais para a qualidade de vida das pessoas e para a diversidade da oferta.

Frequente Clubes de Leitura

Os clubes de leitura são uma forma de, na azáfama do dia a dia, se ‘forçar’ um pouco a ler. Vai conhecer novos livros e autores, encontra uma rede de troca natural de livros e vai conhecer pessoas com os mesmos interesses literários. Só vantagens.

Opte pela versão digital/ebook e descarregue versões livres

A leitura num ecrã não é ideal, mas está integrada na nossa vida.  Apesar de não ter exatamente o mesmo efeito, procurar a versão digital/ebook de um livro é uma boa forma de poupar em livros, dado que habitualmente são bastante mais baratos, já para não falar dos milhares de versões livres para download, espalhados pela Internet.

Compre online e online em 2ª mão

É habitual o preços dos livros ser um pouco mais baixo online. Melhor ainda se tiver atenção às campanhas sem portes de envio e aos descontos especiais. Os livros em 2ª mão estão online de forma mais organizada em sites como o Trade Stories, por exemplo. Há muitos alfarrabistas que migraram também para o online e ainda o movimento das livrarias solidárias, outra excelente oferta.

Vá a feiras do livro

As feiras do livro que existem um pouco por todo o lado, e ao longo de todo ano, são espaços ideais para aproveitar livros com desconto. Ajudam a fomentar o gosto pelo livro nos mais novos e para usufruir de umas horas bem passadas, com atividade cultural para toda a família.

Siga livrarias para a infância, editoras infantis e atividades culturais para miúdos

Para os mais novos, que normalmente são a uma preocupação em matéria de leitura, há várias publicações como a Happy Kids ou a Estrelas e Ouriços, fora os sites dos jornais e revistas de informação geral, que referem sempre atividades ligadas ao livro. Lembre-se também das editoras infantis com campanhas sazonais e das livrarias só dedicadas à infância.

Conte histórias às crianças

Um dos grandes estímulos ao desenvolvimento humano é o facto de os pais ou educadores se preocuparem em ler histórias aos mais novos, e começarem quando as crianças ainda são muito pequenas, mantendo esse hábito ao longo de toda a infância. É importante brincar, variar e até dramatizar as leituras, fazendo desse momento um bom entretenimento também. Isso vai estimulá-los, fazer deles melhores leitores e alunos. Seja também um exemplo como leitor, porque aprendemos melhor pelo exemplo. Se os seus filhos ou educandos o virem a ler regularmente, e se houver livros em sua casa, estará a dar-lhes uma preciosa ajuda para futuro.

A Reorganiza na sua missão para apoiar a literacia financeira ajuda-o a si, e aos seus filhos, com livros onde pode aprender a investir e a poupar, aqui, em formato de ebook. Conheça e descarregue o Como Ensinar os Meus Filhos a Poupar ou O Guia do Investimento. Boas leituras!



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro