Certificados de Aforro – O que são

Investir Poupar Dinheiro

Certificados de Aforro – O que são

2 min Partilhar 21 de Outubro, 2015

Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type
certificados de aforro

Os certificados de aforro são o produto de referência no aforro em Portugal. Neste artigo iremos dedicar a sua atenção neste produto de poupança e falar-lhe um pouco das suas potencialidades. Ficará a saber por que gostamos tanto deste produto financeiro.

O que são Certificados de Aforro

Os certificados de aforro são empréstimos das famílias portuguesas ao Estado. São emitidos em séries, o que possibilita ao Estado adaptar as condições de remuneração e os prazos ao contexto económico e financeiro. Aliás, a última crise financeira tem-nos mostrado a capacidade do Estado em mudar as regras, com a criação de duas novas séries (a C e a D).

Quais as Vantagens dos Certificados de Aforro

Os certificados de aforro são produtos financeiros muito interessantes por um conjunto de fatores:

  • Ausência de risco (pelo menos na teoria);
  • Elevada taxa de juro quando comparado com outras alternativas (como os depósitos a prazo);
  • Montante mínimo de investimento muito reduzido (€100);
  • Reduzido prazo de imobilização (3 meses).

Estes fatores tornam os certificados de aforro produtos muito mais interessantes do que os melhores depósitos a prazo do mercado.

Os Certificados de Aforro não têm Risco

A compra de certificados de aforro é um hábito de muitas pessoas. Aliás, são muitos os jovens adultos de hoje que têm estes produtos que foram subscritos pelos seus pais ou avós como presente de aniversário ao longo dos anos.

Os certificados de aforro são um produto muito popular porque são vistos como não tendo risco. Sendo empréstimos dos particulares ao Estado podem ter o risco de crédito que costuma estar associado a qualquer empréstimo. No entanto, é assumido que os Estados são as entidades mais seguras para se emprestar dinheiro. Assim, pensar que os certificados podem ter risco é pensar que o Estado pode ir à falência.

Tem Certificados de Aforro Antigos?

Se tem certificados das séries antigas – aquelas que não é possível subscrever atualmente – sugerimos que nunca os venda pois as condições de remuneração são muito interessantes. Aliás, estes são ótimos produtos de aforro, muito melhores que outras contas poupança que possamos fazer junto da banca.



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá, sou o João, em que posso ajudar?

Outros