Como Preparar Crianças para o Sucesso

Coaching Desenvolvimento Pessoal

Como Preparar Crianças para o Sucesso

2 min Partilhar 10 de Maio, 2013

Search
Generic filters
Exact matches only
Vida simples.

Como devo preparar o meu filho ou o meu aluno para o sucesso?

Esta é uma pergunta com a qual provavelmente já se deparou, pois bem, todos queremos o melhor para os nossos filhos e educandos, mas nem sempre sabemos como lidar com diversas situações do dia-a-dia de forma a ajudar e a potencializar o sucesso, presente e futuro, das nossas crianças.

A grande maioria de nós foi programado e treinado para se comparar com outras pessoas, faz parte da educação na nossa cultura, no entanto, a comparação só é importante no sentido de inspiração e motivação para alcançar melhores resultados.

Em casa, nas escolas, onde existem irmãos, colegas e amigos a tendência é estarem constantemente a fazer comparações entre eles. Um é melhor do que o outro em determinadas coisas, como por exemplo, “ele é mais bonito do que eu”; ” ele desenha melhor do que eu”; “ele joga melhor à bola do que eu”, etc… Nestas situações é fundamental intervirmos e percebermos como é que chegam a estas conclusões.

Conheça o processo que pode impulsionar uma criança a atingir sucesso, valorizando o seu próprio progresso, incentivando a sua auto-estima e motivação.

Confirme a Afirmação da Criança

“Então tu achas que o João joga melhor à bola” , ao afirmar a opinião está a colocar-se em rapport com a criança, logo promove a base da compreensão. Se contrariasse a opinião da criança,  provavelmente, ela sentir-se-ia mal compreendida.

Identifique a Causa da Afirmação

É importante perceber porque a criança chegou aquela conclusão, se foi porque se apercebeu que o João marcava muitos golos, por exemplo, ou se foi o João que lhe disse que era melhor do que ela.

Faça a Criança Perceber Que o Sucesso Está Diretamente Relacionado com o Comportamento

Pode mesmo afirmar, “O João deve treinar muito”, esta afirmação irá ajudar a criança a perceber que o sucesso do João deve-se ao seu comportamento. A maioria das crianças quando acham que alguém é melhor do que elas, acreditam que nunca serão capazes de se tornarem assim tão boas, que o sucesso das outras é inatingível, porque possuem habilidades inatas. Portanto este é o melhor momento para lhes ensinar que todos podemos ser melhores, só depende de nós e do nosso esforço.

Incentive a Criança a Fazer a Sua Auto Estima

É importante lembrar o progresso da criança. ” O João hoje é melhor do que antes” ; “E tu estás melhor do que antes”. É importante fazer com que as crianças percebam que cada um tem um ritmo próprio e que é necessário respeitar esse ritmo, no entanto, tudo depende do esforço e vontade de cada um. Mas está ao alcance.

Lembre-se que uma criança pode ter uma avaliação medíocre comparativamente a um grupo, no entanto, em relação a ela própria, tendo em conta os anos anteriores, pode simplesmente ter feito progressos fantásticos.

Supere-se!



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro