Dicas para comprar a primeira casa

Crédito

Dicas para comprar a primeira casa

2 min Partilhar 1 de Julho, 2019

Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type

Quem casa quer casa? Quem sai de casa dos pais tem vindo a ser confrontado com a difícil decisão de comprar ou arrendar um imóvel. Com o valor atual das rendas a decisão mais eficiente tem passado pela compra de casa, mas é necessário considerar diversos custos e encargos. Veja algumas dicas para comprar a sua primeira casa.

Será que é a altura ideal para comprar casa?

A resposta é difícil de dar. Nunca é a melhor altura e nunca é a pior altura. Os preços têm subido bastante mas também é certo que precisamos de uma casa para viver. Se olharmos para a compra da casa não como um investimento mas antes como uma necessidade, talvez seja altura de comprar casa, especialmente agora que o crédito habitação está ao rubro.

Conheça as alternativas da Porta 65

Antes de se lançar para a compra da casa deverá considerar algumas alternativas e programas de apoio à habitação. A porta 65 é uma alternativa para o arrendamento jovem e que potencia um subsídio ao pagamento da renda. Tem condições muito específicas e sugerimos que consulte o regulamento do programa.

Saiba quanto pode pagar

Antes de escolher a casa escolha quanto pode pagar. Pode usar o nosso simulador de crédito para que o aconselhemos na melhor solução. Primeiro devemos saber o espaço que temos no nosso orçamento familiar e só depois partir para a compra da casa. Assim, tem de saber “quanta casa pode pagar”, sendo que esta informação irá permitir colocar filtros ao seu processo de escolha. Por exemplo, se só puder comprar uma casa de €100.000 escusa de procurar casas no Chiado…

Pense na evolução da sua vida

Comprar um T0 quando já tem planos para ter filhos pode não ser a melhor solução. Mas comprar uma moradia com 6 quartos pode ser errado se vai viver sozinho ou se vai querer ter uma vida de viajante sem filhos. É certo que não sabemos como vai ser o futuro mas podemos sempre pensar no médio prazo, pois a compra de uma casa é algo que tem consequências grandes no futuro.

Constitua uma poupança…

Os tempos dos financiamentos a 100% já lá vão pelo que se quiser comprar um imóvel tem de dispor do capital necessário para pagar os custos, os impostos e ainda pelo menos 10% do valor da habitação. Sim. Não é fácil, mas são as regras do jogo. Comece antes por constituir um depósito a prazo ou um programa de entregas programadas de modo a acumular estes 10% a 15% do valor do imóvel.

Tenha uma margem de manobra

Se vai comprar casa saiba que os imprevistos vão sempre acontecer. Quer isto dizer que tem de dispor de um capital de manobra para fazer face a imprevistos, para fazer alguns arranjos em casa e para se aguentar a viver por sua conta e risco.

Procure soluções de financiamento

Quer seja um crédito habitação quer precisa de um capital para as obras do seu primeiro imóvel, o caminho passa por procurar diversas alternativas de financiamento. Simular várias situações. Comparar preços, focando-se não só na taxa de juro mas também nas comissões bancárias e custos de seguros e afins. Depois, contratar o crédito e ser feliz ?



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá, sou o João, em que posso ajudar?

Outros