É possível que não tenha reforma?

Reforma

É possível que não tenha reforma?

< 1 min Partilhar 13 de Maio, 2021

Search
Generic filters
Exact matches only

É possível que já se tenha perguntado se vai ou não ter uma reforma. Com grande probabilidade, já falou sobre estes temas com familiares ou amigos e a conclusão parece mais evidente e preocupante. Cada vez mais existem preocupações quanto ao futuro e para nos ajudar a responder à pergunta recuperamos uma entrevista que publicámos no site Acarteira em 2018 ao Dr. Pedro Mota Soares, ex-Ministro da Segurança Social.

Alguns destaques da entrevista:

  • A questão de termos ou não reformas não é a questão mas antes procurar saber quais as reformas que vamos ter. Este é um ponto interessante pois não é catastrofista e ajuda-nos a pensar nos desafios do Sistema e nos desequilíbrios que existem.
  • A taxa de substituição de pensões tem vindo a cair de forma acentuada e estudos apontam para uma diminuição da taxa de substituição;
  • Portugal valoriza muito pouco outros pilares de poupança e deveríamos procurar outras alternativas para garantir que teremos o nível de reformas que desejamos.

Não é por acaso que as pessoas estão cada vez mais descrentes face ao Sistema Público de Pensões e claramente teremos de começar a valorizar outros pilares. Cada vez mais empresas têm apostado em Fundos de Pensões. Muitas famílias valorizam as contribuições para Planos Poupança Reforma. O certo é que temos de encontrar alternativas e assumir as rédeas das nossa finanças pessoais, deixando a dependência exclusiva face ao Estado. Se faltam ideias para poupar, recomendamos o artigo Dicas de Poupança da Reorganiza e a entrevista que fizemos sobre formas de rentabilizar o seu dinheiro num ambiente de taxas de juro zero.



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro