Mapa de Créditos Do Banco De Portugal

Crédito

Mapa de Créditos Do Banco De Portugal

3 min Partilhar 9 de Janeiro, 2017

Search
Generic filters
Exact matches only
Mapa de Créditos

Acha possível não saber quantos créditos tem? Parecendo impossível, a Reorganiza cruza-se com inúmeras pessoas que não sabem quantos créditos têm e quais as suas características. E acredite que não é assim tão difícil. Assim, veja neste artigo como conhecer todos os créditos que tem e alguns que poderá vir a ter!

O Banco de Portugal Facilita-nos a Vida

Desde há alguns anos que é possível obter a lista de todos os créditos que tem. Na prática, muitas pessoas conhecem esta lista como a lista negra do banco de Portugal. Infelizmente, conhecem-na apenas nos piores momentos – quando vêem os seus créditos recusados por incumprimentos.

A lista negra do Banco de Portugal não precisa de ser negra. Esta lista inclui todas as suas responsabilidades de crédito. Se pedir um novo crédito os bancos consultam esta lista para perceber se o cliente é digno da sua confiança. Em poucos segundos fica a saber quantos créditos tem e quais as suas características.

Como Obter o Seu Mapa de Créditos

É possível obter o seu mapa de créditos junto do Banco de Portugal. A forma tradicional consistia em visitar uma das sedes do Banco de Portugal, algo que era moroso. Hoje em dia é possível obter o mapa visitando a página da internet do Banco de Portugal, que poderá seguir aqui.

Nesta página, no menu da direita irá ter o botão “Mapa de Responsabilidades de Crédito”. Com o seu número de identificação fiscal e a senha de acesso ao portal das finanças irá conseguir o acesso ao seu mapa. E pode consultar o mapa deste mês e os mapas dos últimos anos.

Como Interpretar o Seu Mapa

O mapa de responsabilidades irá ter a referência à totalidade dos seus créditos, classificando-os como:

  • Regulares – Os contratos que está a cumprir sem qualquer percalço;
  • Potenciais – Os contratos de crédito cujo montante não está atualmente a utilizar mas que poderá fazer caso deseje (o caso dos cartões de crédito ou das contas-ordenado). Aqui estão também o caso dos fiadores/avalistas – conheça aqui os perigos de ser fiador.
  • Incumprimento – Todos os créditos que devia estar a pagar. Ou seja, está a quebrar o contrato pelo que irá ter consequências. Leia aqui como negociar os incumprimentos.
  • Vencido em litígio judicial – Os créditos que saíram de situação de incumprimento e estão já em situação de cobrança coerciva.
  • Abatido ao ativo – Os créditos que já estão em incumprimento e cujo as instituições financeiras já terão “desistido” de cobrar. Atenção que isto não significa que o banco não procure recuperar o dinheiro através de penhoras e outras ações. Será provável que quando tiver um rendimento estável venha a ter uma penhora.
  • Renegociado – Todos os créditos que foram sujeitos a reestruturações. Na prática, foram alterações realizadas no seguimento de algum problema financeiro.

De notar que se tem alguma classificação diferente de regular ou potencial não será possível ter acesso ao crédito. Ou seja, se tem o nome na lista negra do Banco de Portugal não vai poder ter crédito.

Só Tenho as Dívidas que Estão no Mapa?

É possível ter outros créditos que já não estejam no seu mapa. Por exemplo, pode um banco vender os créditos a outras instituições, sejam instituições financeiras ou outras instituições de crédito. Nesta situação será provável que comece a ser contactado de forma agressiva para o pagamento do total da dívida. Atenção que estas instituições irão utilizar todas as estratégias possíveis para recuperar o dinheiro.

Conhecer as Suas Dívidas é uma Prioridade

Se quer ter o total controlo sobre o seu dinheiro tem de saber o montante total em dívida. Este exercício é essencial para poder acabar com as suas dívidas e para começar a acumular algum património para poupança. Sugerimos que veja como criar um orçamento familiar e as nossas 5 dicas essenciais para as suas finanças pessoais.

É possível melhorar a sua vida financeira e para tal é essencial ganhar o controlo sobre o seu dinheiro. Pode ajudar fazer a sua consulta de diagnóstico financeiro para saber quanto pode poupar com os seus créditos.



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro