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Promover a autonomia e autoconfiança das criança são os objetivos do método Montessori, um método de ensino que tem vindo a ganhar adeptos em todo o mundo.

Este método, por sair dos padrões tradicionais de ensino, é considerado um método de ensino alternativo ( à semelhança do método João de Deus que segue a Cartilha Maternal). Em Portugal já existem algumas escolas primárias que seguem este método de ensino no qual as crianças aprendem por experimentação e sem a pressão das avaliações tradicionais.

O método Montessori

O método, criado pela médica e educadora italiana Maria Montessori, baseia-se no respeito do ritmo de aprendizagem de cada criança. Não existem duas crianças iguais, e por isso, cada criança tem o seu ritmo próprio de aprendizagem, sem pressões ou metas curriculares previamente definidas.

Assente na total liberdade e independência de cada criança, respeita-se assim que cada criança tenha o seu ritmo natural de desenvolvimento físico, social e psicológico. O professor que as acompanha em sala de aula não impõe o que deve aprender, apenas as guia, estimula e aconselha.

Os pilares do método Montessori

De acordo com este método existem janelas de oportunidades de aprendizagem. Isto é, alturas em que as potencialidades e capacidades das crianças são propícias a serem exploradas. Estas janelas estão em regra geral associadas à faixa etária em que a criança se insere, mas poderá não ser assim, dependendo mais uma vez do ritmo de cada criança.

Mas de um modo geral, podemos dizer que o método assenta em sete pilares educacionais:

1- Autoeducação

A criança tem uma aptidão inata para aprender com o que as rodeia, sendo curiosas e explorando por sua iniciativa o ambiente em que se inserem. O método usa esta característica para que as crianças possam aprender livremente

2- Educação Cósmica

Ou seja, o conhecimento tem de estar organizado. Assim, o educador deve propiciar que a criança aprenda de forma organizada e de forma lógica, estimulando a sua imaginação, desenvolvimento e absorção de conhecimentos.

3- Educação como Ciência

A edução é vista como uma ciência e como tal deve basear-se na experimentação. Ou seja, toda a aprendizagem deve ser assente neste princípio. Aprendendo por experimentação, a aprendizagem é feita por compreensão. É por isso mais facilmente interiorizada do que pela mera aprendizagem teórica.

4 – Ambiente preparado

Embora a criança seja livre de aprender ao seu ritmo, o ambiente que a rodeia tem de ser preparado para que a aprendizagem seja eficaz. A escola está, assim, adaptada a todas as necessidades da criança.

5 – Adulto preparado

Este é o nome dado ao adulto que auxilia a criança potenciando o seu desenvolvimento. Este deve conhecer as fases do desenvolvimento infantil possibilitando à criança o acesso a materiais que potenciem a obtenção de conhecimentos.

6 – Professor acompanhador

O professor não tem um papel de educador tradicional. Ou seja, não impõe matéria idêntica a todos as crianças, nem segue um plano curricular. O seu papel é apenas de orientador na aprendizagem respeitando o interesse e o nível de apreensão de cada criança.

7 – Criança equilibrada

A criança é o principal foco do método. A criança que se desenvolve ao seu ritmo, sem pressões, com estímulos orientados para a absorção e aplicação de conhecimentos, fazendo experiências para entender a aprendizagem, será uma criança equilibrada, com grande grau de autonomia.

Como é a escola que segue o método Montessori

Se as escolas seguem os pilares acima descritos, não podem funcionar como uma escola tradicional. Existem assim, diferenças importantes entre os dois tipos de escola.

As turmas

As turmas têm alunos de idades diferentes, normalmente agrupados por faixas de três anos de diferença. Embora o objetivo seja que cada criança aprenda ao seu ritmo, de acordo com Maria Montessori existem traços comuns a cada faixa etária. A cada faixa etária corresponde uma turma,

As salas de aula

Nas salas o ambiente é organizado e atraente. Existem materiais adequados à aprendizagem de cada faixa etária. Cada criança pode escolher a atividade que mais lhe interessa explorar e aprender. Poderá dedicar o tempo que achar necessário a cada atividade sem obrigatoriedade de tempo

Não existem lugares fixos, cada criança tem a liberdade de escolher o sítio da sala de aula onde quer trabalhar.

A relação entre os alunos

As crianças têm a possibilidade de interagir com crianças de ouras idades, tendo a liberdade de escolher se querem trabalhar sozinhas ou em grupo nas atividades.

São, no entanto, estimuladas a partilhar conhecimento com as outras crianças e ajudar os outros. A competição pelos resultados não existe. Pelo contrário é fomentada a colaboração e entre ajuda entre todos.

A relação criança – professor

A relação entre ambos é de respeito. O professor é apenas um orientador de atividades, ajudando, apenas quando necessário, na realização das atividades de aprendizagem, incentivando à experimentação.

A aprendizagem é o único prémio

Não existe competição entre as crianças. E também não existe motivação através de prémios nem reconhecimentos. Assim, aprender é o único prémio.

As escolas que seguem o método Montessori

Este método é seguido em algumas escolas primárias em Portugal, que poderá encontrar fazendo uma pesquisa na Internet.

Mas também existem escolas que adotam este método em crianças mais velhas. Assim como escolas de ensino especial onde existe a adaptação das aprendizagem às necessidades especificas de cada criança e jovem.

Individualidades famosas que aprenderam com este método

O escritor Gabriel Garcia Marquez e os fundadores da Google, Larry Page e Sergey Brin são algumas das individualidades que aprenderam com este método e mais recentemente, o príncipe George, filho de William e Kate.

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