O que são fundos de investimento?

0
1349

Procura rentabilizar as suas poupanças mas tem pouco dinheiro para investir? Quer ganhar dinheiro nos mercados financeiros e não sabe por onde começar? Os fundos de investimento podem ser a solução. Neste artigo vai conhecer o que são fundos de investimento e as suas principais características.

O que são fundos de investimento?

Um fundo de investimento pode ser entendido como uma caixa onde é colocado o dinheiro de diversos investidores que não se conhecem. De seguida, o dinheiro é usado por um gestor profissional que o utiliza para comprar um conjunto de diversos ativos financeiros. Todos os dias é determinado o valor dos ativos que compõem o fundo. Se todos os ativos valorizarem o investidor fica mais rico. Se todos caírem o investidor perde dinheiro. Mas o mais provável é que uns valorizem e outros desvalorizem.

Quais as principais características dos fundos de investimento?

Os fundos de investimento são aplicações financeiras de investimento coletivo que agregam o interesse de várias pessoas num único produto. Estas pessoas investem num fundo que tem regras (definidas num documento que é chamado de prospeto) que limitam a liberdade dos gestores. Se compra um fundo de ações portuguesas não quer certamente que o gestor vá comprar uma casa no Burkina Faso ou na Etiópia, certo?

Podemos destacar algumas vantagens do investimento através de fundos:

  • Facilidade de diversificação de riscos;
  • Acesso a mais produtos financeiros;
  • Possibilidade de investir com montantes muito reduzidos de investimento inicial e entregas periódicas de baixo montante;
  • Acesso a uma equipa de gestores profissionais, que permitem que aplique o seu dinheiro de forma despreocupada.

Será que os fundos de investimento são para si?

Existem diversos tipos de fundos de investimento. Uns adequam-se mais a um tipo de investidores e outros a outros investidores. O importante a reter é que poderá escolher de um grande leque de fundos de investimento e deixar a gestão para uma equipa de profissionais. Assim, se não tem o conhecimento, o tempo ou mesmo a paciência para se dedicar ao investimento então poderá encontrar vantagem neste tipo de aplicações financeiras.

Onde comprar fundos de investimento?

A generalidade dos bancos tem uma oferta de fundos de investimento. Sugerimos que escolha um banco sem comissões de manutenção e com uma oferta vasta de aplicações financeiras e de várias sociedades gestoras. Depois é dar tempo ao tempo, investir de forma periódica e aproveitar a vida.

Avalie este artigo
COMPARTILHAR
Artigo anterior6 dicas para escolher o melhor cartão de crédito
Próximo artigoEducação Financeira – A importância dos cartões pré-pagos
João Morais Barbosa
Iniciou a sua carreira no setor financeiro onde desempenhou funções de analista de ações e gestor de fundos de investimento. Especialização em mercados e ativos financeiros no ISCTE e uma pós-graduação em Análise Financeira no ISEG, curso que lhe conferiu o Certificado Europeu de Analista Financeiro. Fundou a Escola de Finanças Pessoais – sendo co-autor de seis livros nesta temática (Manual das Finanças Pessoais, Manual da Poupança, Como Acabar com as Dívidas Pessoais e Familiares, O meu primeiro livro de Finanças Pessoais e Como ensinar o meu filho a poupar, Viva uma Reforma Feliz). Através da Escola de Finanças Pessoais já formou mais de 5.000 colaboradores de empresas nacionais e internacionais. Tendo sido Diretor-Comercial na DignusCapital, decide criar o seu projeto próprio na área da renegociação e intermediação de crédito, fundando a Reorganiza, empresa onde trabalha atualmente.

DEIXE UMA RESPOSTA