Poupar Dinheiro no Natal?

Orçamento Familiar Poupar Dinheiro

Poupar Dinheiro no Natal?

2 min Partilhar 24 de Novembro, 2019

Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type

O Natal está à porta. Para muitos uma celebração religiosa. Para outros tantos apenas um momento festivo. O certo é que o Natal é vivido pela generalidade das pessoas como um período de união familiar muito intenso. Neste sentido, importa talvez retirar algumas conclusões sobre o consumo e sobre o que é realmente importante nesta quadra festiva, reflexão essencial para poupar dinheiro.

O Natal deve ser um Momento de Consumo?

Infelizmente, a época festiva familiar que era o Natal tem-se transformado cada vez mais num período de grande consumismo. É certo que não há mal nenhum em presentearmos algumas pessoas próximas com algum mimo ou recordação especial. Aliás, é até saudável. No entanto, vemos que a febre do Marketing agressivo tem-se traduzido cada vez mais num impulso ao consumo. É agora necessário dar presentes a todas as pessoas, desde os amigos aos colegas de trabalho. Será que faz sentido?

O Que é Importante na Vida?

Podemos colocar-nos esta questão. Aliás, a altura natalícia e a passagem de ano são utilizamos por muitas pessoas como períodos de grande reflexão. E nesta altura, podemos sempre pensar sobre o que é importante nas nossas vidas e o que não precisamos ou que podemos facilmente deixar para trás. E se repararmos, uma análise cuidada irá levar-nos a concluir que atribuímos importância a muita coisa que tem mesmo muito pouco importância. E o mais extraordinário é que estas coisas acabam por pesar bastante nos nossos orçamentos familiar, levando-nos mesmo a pedir crédito ou a eliminar as nossas poupanças sem sentido.

A Quem devo dar Presentes neste Natal?

É certo que cada pessoa é que sabe a resposta a esta pergunta. Cada um de nós tem as suas amizades. A sua família. As suas prioridades. No entanto, podemos fazer esta reflexão em família. Por exemplo, na minha família (somos 7 irmãos e temos 20 sobrinhos) decidimos cortar os presentes. Fazemos o “irmão secreto” que agora já conta com os cunhados e os tios não são forçados a dar presentes também a todos os sobrinhos. Aproveitamos assim para escolher um presente melhor para uma pessoa quando antes dávamos muitas bugigangas a muita gente.

Outra ideia passa por fazermos alguns presentes, o que é também uma oportunidade para ensinarmos os nossos filhos a poupar. Assim, podemos fazer compotas ou biscoitos para dar a algum tio ou pessoa de cerimónia. As pessoas mais velhas valorizam bastante este gesto e acaba por ter mais significado do que muitos outros produtos comprados.

Quais são as suas dicas? Quais as suas sugestões para poupar dinheiro neste Natal? Partilhe connosco as suas ideias.



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá, sou o João, em que posso ajudar?

Outros