Qual a melhor poupança com capital garantido? (Reportagem Contas Poupança)

Investir Poupar Dinheiro Sem categoria

Qual a melhor poupança com capital garantido? (Reportagem Contas Poupança)

2 min Partilhar 10 de Fevereiro, 2021

Search
Generic filters
Exact matches only

Recentemente o nosso administrador João Morais Barbosa foi entrevistado pelo programa Contas Poupança da SIC sobre o tema de contas poupança com capital garantido. Poderá rever a reportagem, destacando-se de seguida algumas das principais conclusões.

Certificados de Aforro

Os certificados de aforro são aplicações financeiras em que uma pessoa empresta dinheiro ao Estado. Em teoria, os empréstimos aos Estados são as aplicações financeiras com menos risco numa economia, uma vez que não se espera que os Estados entrem em falência. Sim, é discutível, mas assumamos que para o caso nacional isso pode ser verdade. Algumas características que tornam estas aplicações particularmente interessantes:

  • Montante mínimo de Investimento de €100;
  • Prazo de investimento mínimo de 3 meses;
  • Taxa de retorno bastante atrativa face às aplicações alternativas.

Certificados do Tesouro Poupança Crescimento

Os certificados de tesouro também são aplicações financeiras em que uma pessoa empresta dinheiro ao Estado mas aqui falamos de prazos de investimento mínimos de 12 meses. A taxa de retorno também é interessante face a aplicações alternativas, sendo de destacar o prémio de permanência que depende da evolução da economia (aqui não temos muita sorte porque a economia portuguesa não cresce muito há muito tempo).

Seguros de capitalização e PPR

Os seguros de capitalização e PPR são boas alternativas de investimento sem risco se considerarmos a sua variante de aplicação com capital e taxa de retorno garantido. Existem PPR com risco, mas para o propósito desta entrevista focámo-nos apenas nas aplicações sem risco. De destacar algumas questões positivas:

  • Capital e taxa de retorno garantido, acima das taxas dos depósitos a prazo;
  • Fiscalidade muito atrativa;

De notar que não existe um fundo de garantia dos seguros, pelo que quem confere a garantia é a companhia de seguros. Assim, recomendamos que analise bem a quem confia o seu dinheiro.

Estas e outras ideias podem ser conferidas na reportagem que demos ao programa Contas Poupança. Caso tenha dúvidas poderá deixar na caixa de comentários abaixo ou preencher um formulário de contacto.

Veja a reportagem completa aqui, na Sic Notícias.



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro