Raisin – Depósitos a Prazo Com Taxas Muito Interessantes

0
112
Depósitos a Prazo - Raisin

Decidimos experimentar a Raisin, abrir uma conta e contar a nossa experiência em todo o processo. Depois de apresentarmos a Raize, a Twino e as estratégias de investimento que temos seguido, damos-lhe a conhecer a Raisin e as suas potencialidades.

Quem é a Raisin?

A Raisin é uma Fintech (abreviatura de empresa financeira com base tecnológica) que foi fundada na Alemanha em 2014. Conta atualmente com alguns acionistas que lhe conferem uma grande credibilidade, sendo de destacar a Paypal e outros dois fundos de capital de risco americanos.

Como funciona

Esta Fintech constitui-se como um mercado de depósitos a prazo na Europa. Quer isto dizer que bastará abrir uma conta nesta plataforma e com isso ter acesso à constituição de depósitos a prazo numa série de bancos pela Europa (atualmente a plataforma tem 40 bancos associados, destacando-se os portugueses BNI Europa e Banco Atlântico).

Em termos práticos ao abrir a conta na Raisin irá ter as seguintes contas:

  1. Conta de Referência – É a conta que tem no seu país de origem e é a conta que ficará registada para fazer transferências para a Raisin e receber transferências da Raisin. Só poderá ter uma conta ativa e se por acaso fizer uma transferência de outra conta o dinheiro será devolvido à sua conta.
  2. Conta Raisin – É uma conta (que não uma conta bancária) que servirá de suporte às suas operações/transações. Nesta conta irá centralizar as suas atividades. Se fizer depósitos o dinheiro é transferido desta conta para o banco que contrata o depósito e se fizer levantamentos o dinheiro será depositado nesta conta.
  3. Contas de depósitos – Sempre que fizer um depósito num dos bancos aderentes a este “mercado” irá abrir uma conta de depósito nesses bancos. Poderá ter de disponibilizar informação adicional ou preencher algum formulário na primeira vez mas a Raisin trata de tudo por si.

Como abrir conta na Raisin?

Eu já abri uma conta na Raisin. O processo foi bastante simples e consistiu em 3 passos:

  1. Preencher informação online – São-nos solicitadas várias informações de caracter pessoal, nomeadamente o que toca à nossa identificação, residência e outras informações facilmente preenchidas;
  2. Enviar comprovativos – É necessário enviar uma cópia do cartão de cidadão e comprovativo de morada.
  3. Transferir fundos – O último passo é concluído quando fizer a primeira transferência de fundos. Neste ponto sugerimos sempre que comece com um valor mais baixo e depois do processo estar automatizado poderá transferir o restante. Eu transferi €1 até que tudo fique validado.

Depois de passar por estes 3 passos bastará aguardar 2 a 3 dias para que a sua conta seja validada centralmente e que os documentos sejam analisados. Não esquecer que estes passos são importantes para nossa proteção. Por exemplo, eu tinha uma informação desatualizada no meu banco e obrigaram-me a alterar para efeitos de comprovativo de morada.

Quais são as taxas de juro destes depósitos?

As taxas de juro associadas a cada depósito vão depender de cada entidade e das suas necessidades de financiamento. A grande vantagem deste mercado é que um consumidor português poderá subscrever depósitos a prazo de bancos em países em que as taxas de juro são mais elevadas. Assim, se os bancos portugueses lhe dão depósitos a taxas perto de zero, poderá facilmente fazer um depósito com taxas superiores a 0.5% ou mesmo 1% em Malta ou na República Checa (não esquecer que existe um fundo de garantia de depósitos).

Alguns números de destaque

A Raisin tem vindo a crescer ao longo dos últimos anos e no último ano permitiu a cerca de 100.000 clientes e mais de €5 mil milhões de depósitos contratados. De notar que todos estes depósitos têm a garantia dos fundos de garantia de depósitos dos países onde constitui o depósito. De notar que um cliente português não pode usar esta plataforma para fazer depósitos em bancos portugueses que estejam inscritos. Por exemplo, se quiser fazer um depósito a prazo no Banco BNI Europa deverá abrir conta no banco.

Se é adepto dos depósitos a prazo e se está confortável com a internet poderá beneficiar das vantagens de ter uma conta na Raisin, nomeadamente receber taxas de juro mais elevadas em depósitos com a garantia de capital e ainda receber um prémio de boas-vindas sem que tenha uma obrigatoriedade de permanência.

Avalie este artigo
COMPARTILHAR
Artigo anteriorComo definir prioridades de poupança
João Morais Barbosa
Iniciou a sua carreira no setor financeiro onde desempenhou funções de analista de ações e gestor de fundos de investimento. Especialização em mercados e ativos financeiros no ISCTE e uma pós-graduação em Análise Financeira no ISEG, curso que lhe conferiu o Certificado Europeu de Analista Financeiro. Fundou a Escola de Finanças Pessoais – sendo co-autor de seis livros nesta temática (Manual das Finanças Pessoais, Manual da Poupança, Como Acabar com as Dívidas Pessoais e Familiares, O meu primeiro livro de Finanças Pessoais e Como ensinar o meu filho a poupar, Viva uma Reforma Feliz). Através da Escola de Finanças Pessoais já formou mais de 5.000 colaboradores de empresas nacionais e internacionais. Tendo sido Diretor-Comercial na DignusCapital, decide criar o seu projeto próprio na área da renegociação e intermediação de crédito, fundando a Reorganiza, empresa onde trabalha atualmente.

DEIXE UMA RESPOSTA