Seguro de Vida – Dica de Ouro para Quem Liquidou um Crédito Bancário

Crédito Poupar Dinheiro Seguros

Seguro de Vida – Dica de Ouro para Quem Liquidou um Crédito Bancário

2 min Partilhar 17 de Junho, 2020

Search
Generic filters
Exact matches only
Seguro de vida

Escrevemos este artigo a pensar em todas as pessoas que liquidaram recentemente um crédito num banco tradicional. Vamos mostrar-lhe como vai conseguir poupar muito dinheiro sem grande esforço. Não acredita?

Contratou um Crédito

Esta dica é válida quer tenha feito um crédito pessoal ou um crédito consolidado. Não funciona para quem fez um crédito habitação pois as práticas neste produto são muito diferentes dos restantes (e são mais reguladas e padronizadas).

Fez um Seguro De Vida (Ou Mais)

Alguns bancos decidem financiar os prémios de seguros antecipadamente. Por exemplo, se ao longo de um crédito pessoal o prémio do seguro de vida for €3.000, o banco poderá financiar este montante no crédito inicial, com a diferença de não cobrar juros sobre este valor (mas vai ter de pagar os impostos respetivos). Com isto consegue garantir um encaixe imediato (recebe uma comissão da companhia de seguros) e garante que o cliente fica fidelizado ao seguro durante mais tempo.

Liquidou o Crédito Antecipadamente

Imagine agora que liquidou o seu crédito pessoal ou crédito consolidado antecipadamente. O que aconteceu ao seu seguro de vida? Ou ao seguro de proteção ao crédito que fez no momento inicial? Pois é… com grande probabilidade não se lembra de ter pago todo o prémio do seguro (ou dos seguros) no momento inicial. E não vai ser o banco a lembrá-lo disso… Talvez faça sentido conhecer como otimizar e poupar na sua carteira de seguros.

Se já não precisa de ter este seguro (pois já não tem o crédito respetivo) deverá exigir que lhe façam o estorno do valor do prémio do seguro do tempo que falta. Por exemplo, se num crédito pessoal a 8 anos ainda lhe faltam 4 anos para o fim do prazo, poderá ter algumas centenas largas (se não poucos milhares) de euros para receber de volta.

Pode Mesmo Assim Manter o Seguro de Vida

Se quiser manter o seu seguro de vida ativo poderá fazê-lo. No entanto, se a sua preocupação for estar segurado talvez faça mais sentido pedir que lhe devolvam todo o dinheiro do prémio pago antecipadamente e fazer um novo seguro de vida (ou de proteção ao emprego) numa outra companhia de seguros. Ou utilizar esse dinheiro para fazer uma conta poupança e acumular alguns juros?

A Vida é Injusta?

Talvez. Mas que esta dica sirva de alerta para a necessidade de controlar todas as suas contas e de ler todos os contratos. É possível que o seu gestor de conta o recorde deste campo para poupar dinheiro, mas o mais provável é que também não se recorde (ou não queira recordar-se).

O Crédito Consolidado Fica Agora Mais Interessante

Se está a consolidar créditos feitos no passado em alguma instituição financeira com a prática acima mencionada (recordamos que não são todas assim) saiba que não só irá poupar dinheiro com as suas prestações de crédito como irá libertar alguma liquidez adicional. Talvez para amortizar mais rapidamente algum dos créditos. Talvez para gastar. Ou talvez para colocar o dinheiro numa conta poupança para uma qualquer eventualidade.

O Que Vai Fazer Com Esta Dica De Poupança?

Por que não começar já hoje a poupar dinheiro? Basta preencher o formulário de seguro de vida para que os nossos corretores lhe apresentem uma simulação para o seu caso concreto. Tratam de toda a burocracia por si, pelo que tem apenas de se dedicar a poupar dinheiro sem esforço. Simples?

time

Peça uma simulação grátis
e sem compromisso

Ao enviar os seus contactos concorda com os nossos Termos e Condições e Políticas de Privacidade
Preencha o formulário para receber a sua simulação!


Comments (6)
  1. José Ribeiro Reply

    A cerca de dois anos fiz o pagamento de um crédito antecipadamente queria saber se podia pedir o valor do seguro já que a instituição não disse nada sobre esses valores
    .

    1. João Barbosa Reply

      Bom dia José

      Diria que sim, mas seria necessário analisar o documento do crédito e do seguro

  2. António Coelho Reply

    bom dia,
    tenho para a mesma Habitação dois créditos concedidos em alturas diferentes.
    para cada um tenho um seguro de vida associado, isto é normal ou um só apólice deveria cobrir os dois créditos.
    já agora poderiam fazer-me uma simulação do preço de um seguro de vida, que elementos preciso enviar?

    1. João Barbosa Reply

      Bom dia

      Creio que já terá sido contactado por um dos nossos consultores.

      Disponha

  3. Maria Santos Reply

    Olá, tenho um crédito automóvel que vou liquidar brevemente. O mesmo, (caso não liquidasse antecipadamente), ainda teria de o continuar apagar por mais 34 meses. A minha questão é a seguinte: Tenho direito ao estorno do seguro de vida que é pago mensalmente? E como tenho de fazer essas contas? Pode por favor ajudar-me? Fico imensamente grata. Mais uma questão, eu tinha na altura da aquisição do mesmo, uma incapacidade de 70%, da qual dei conhecimento na altura. Entretanto, posteriormente fiquei com uma incapacidade de 83%, (o que no contrato de crédito) diz que, o valor fica pago com a incapacidade superior a 80%. Contactei e, enviei o comprovativo para a credora, tal como o relatório médico. A resposta foi: “Não tem direito”. Isto é mesmo assim? Nem me diminuíram juros nem nada. Ou seja, o crédito, continuo sempre como se de alguém sem incapacidade se tratasse.
    Obrigada,

    1. João Barbosa Reply

      Bom dia

      O estorno só é possível quando pagou o prémio na totalidade no início do contrato. Nesse caso, teria direito a estorno da parte que ficaria em falta até ao final do contrato.

      Quanto ao pagamento do seguro, sugeria que contactasse um advogado. Não existindo exclusões e tendo informado a companhia de seguros no momento da contratação do seguro, não faria sentido essa resposta. Por outro lado, tendo esse grau de incapacidade e não tendo coberturas, não faria sentido manter o pagamento do seguro, uma vez que não cobre nada…

      Cumprimentos


Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá, sou o João, em que posso ajudar?

Outros