SIMULE AQUI SEM COMPROMISSO O SEU CRÉDITO HABITAÇÃO

SIMULE AQUI SEM COMPROMISSO O SEU CRÉDITO HABITAÇÃO

Visa ou Mastercard – cartões de crédito diferentes?

Literacia Financeira

Visa ou Mastercard – cartões de crédito diferentes?

3 min Partilhar 16 de Agosto, 2022

Search
Generic filters
Exact matches only
Visa ou Mastercard

Quase todos nós temos na carteira um cartão de crédito da rede Visa ou Mastercard.  Qualquer que seja marca do cartão fazemos uso dele da mesma maneira, mas será que optámos pelo melhor cartão?

Visa ou Mastercard – o que são?

A Visa e a Mastercard são duas redes de pagamento. De facto, não são emissoras de cartões, já que estes são emitidos por entidades financeiras com as quais têm uma relação contratual.

Como são concorrentes, não se admire se tiver hoje um cartão crédito VISA emitido pelo seu banco e na altura da sua renovação lhe chegar um cartão de crédito Mastercard. Na realidade ambas as marcas competem entre si na angariação de instituições emissoras de cartões.

As condições do cartão são definidas pela instituição financeira

Sendo emitidos pelas entidades financeiras são estas que definem as condições do cartão quanto a taxas de juro, anuidades, comissões ou mesmo alguns benefícios adicionais.

Os cartões, qualquer que seja a marca, têm um pacote de seguros associados, que será tanto mais abrangente, quanto maior for a anuidade do cartão.  De facto, anuidade e seguros encontram-se associados, ou seja um cartão standard, com uma anuidade reduzida ou mesmo nula, terá um pacote de seguros menos abrangente do que um cartão gold cuja anuidade será mais alta.

Quanto à taxa de juro, embora determinada pelo emissor do cartão, na emissão de novos cartões encontra-se limitada pela taxa máxima fixada pelo Banco de Portugal trimestralmente, sendo para o terceiro trimestre de 2022 de 15,9%.

Visa ou Mastercard – em que são iguais?

São meios de pagamento aceites em todo o mundo. Assim se tiver um cartão de uma destas marcas facilmente o poderá usar na loja onde está a comprar a lembrança de férias ou no hotel onde se hospedou. Isto porque a generalidade dos comerciantes e entidades hoteleiras aceita cartões das duas redes.

Têm ambos seguros de proteção de roubo ou fraude, sendo que os restantes seguros que possam estar associados, como por exemplo, seguro de viagem, assistência, doença ou proteção nas compras, dependem do cartão que aderiu.

Por outro lado, ambos os cartões têm um pacote de benefícios em aquisições em parceiros das marcas.

Visa ou Mastercard – em que diferem?

Atualmente as diferenças entre as duas redes são mínimas.

Até há pouco tempo só a rede Mastercard oferecia a possibilidade de ter cashback nas compras que fizesse com o cartão, o que seria uma vantagem, principalmente em tempos de crise.

Mas atualmente a VISA também já inclui o cashback como benefício, embora apenas no primeiro ano de adesão e limitado a um valor máximo. Por isso não se admire se vir na publicidade da Mastercard que o cashback que oferece é “para sempre”. Lembre-se que são marcas concorrentes e por isso têm de realçar as vantagens que a distinguem da outra.

Por outro lado, nos cartões gold ou plantina os benefícios oferecidos em cada marca podem ser diferentes mesmo entre emissores.

Que cartão de crédito escolher?

Aqui não existe uma resposta correta. A escolha do cartão de crédito terá de ser a que mais se adequa ao seu caso.

Antes de mais lembre-se que não tem de adquirir o cartão de crédito que o seu banco comercializa. Poderá aderir a um cartão de qualquer entidade já que mesmo que não seja de uma entidade financeira, terá de ter uma por detrás.

Ao escolher um cartão de crédito, como ambas as redes são aceites em todo o mundo, não se preocupe muito se é Visa ou Mastercard.

O mais importante é que dê atenção aos benefícios e seguros associados e às condições do cartão em termos de anuidade, taxa de juro e comissões. Estas são as características que deverá ter em conta na altura de decidir qual o melhor cartão para si.

Alerta

Tenha em mente que os cartões de crédito são ferramentas de gestão financeira muito poderosas mas que têm riscos e custos associados. Não se esqueça que o cartão de crédito representa um potencial de endividamento, sendo dos grandes responsáveis por problemas financeiros graves nas famílias. Se tem dívidas em mais do que um cartão, talvez saberá do que estamos a falar. Existem soluções para acabar com estas dívidas.

SIMULE SEM COMPROMISSO

2 anos
Declaro que aceito os Termos e Condições e a Políticas de Proteção de Dados. Aceito que os meus dados pessoais sejam processados pela Reorganiza no âmbito da atividade de concessão de Crédito e do respetivo Regime Jurídico.
Gostaria de receber a newsletter da Reorganiza no meu email.
Aceito ser contactado pela Reorganiza para aconselhamento em outras formas de poupança (Seguros e Produtos e Aforro).


Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro