Como Poupar Mais Dinheiro

0
2517

Quer ganhar dinheiro? Quer manter o dinheiro no seu bolso e poupar dinheiro para alguma eventualidade? Deixo-lhe de seguida os três pilares para o seu sucesso financeiro. Não garantem o sucesso mas aumentam a sua probabilidade. O fundamental é não fazer do dinheiro o motor das nossas vidas e dar-lhe a importância que ele tem realmente.

Controle O Seu Dinheiro

O primeiro pilar do seu sucesso financeiro é uma correta organização das suas finanças pessoais. O sinal mais grave de descontrolo financeiro consiste em não saber onde gasta o seu dinheiro. Controle os seus gastos. Conheça os seus hábitos de consumo. Conheça as suas prioridades e conheça-se a si próprio.

A organização das finanças pessoais é muito debatida nos meus livros “Manual das Finanças Pessoais” e “Como Acabar Com as Dívidas” cuja leitura recomendo. Nestes livros falo extensamente sobre regras básicas de poupança, formas de melhor controlar o dinheiro e mecanismos que nos podem levar a controlar o dinheiro sem que seja este a controlar-nos.

Defina A Sua Estratégia De Investimento

O segundo pilar do sucesso financeiro consiste na definição rigorosa de uma estratégia e política de investimento. Falamos não só dos ativos para garantir uma segurança financeira à família no curto prazo (o conhecido fundo de emergência) como também da sua carteira de investimentos para a satisfação dos seus objetivos, sonhos ou necessidades de maior prazo (como a preparação da reforma ou os estudos dos filhos).

Quando as pessoas ouvem falar de investimentos têm sempre a tentação de dizer que é impossível investir pois ou não têm património ou não têm conhecimentos para investir ou os dois. Curiosamente, ambas as justificações acabam por ser apenas desculpas que nos trazem o imobilismo.

É sempre possível aumentar o nosso património (por exemplo, a redução do endividamento faz parte do aumento do património). E é sempre possível adquirir os conhecimentos para poupar dinheiro. Na pior das hipóteses, siga algumas das nossas dicas para poupar dinheiro. Verá que vale a pena 🙂

Domine As Suas Emoções

O terceiro pilar que se assume como transversal às diferentes dimensões da vida é o controlo das emoções. Não acredito que as pessoas consigam ser sempre racionais todo o tempo nem queremos que assim o seja. No entanto e falando concretamente do mundo dos investimentos, é fundamental controlar as emoções e assumir uma postura de maior racionalidade para conseguir ter sucesso no longo prazo.

Não podemos tornar o investimento em bolsa num jogo de sorte e de azar pois geralmente a experiência não corre bem. E nunca esquecer que as emoções negativas tendem a ser duas vezes mais fortes que as positivas.

Avalie este artigo
COMPARTILHAR
Artigo anteriorA Mim Ninguém Engana!
Próximo artigoQuanto Cobra O Seu banco?
João Morais Barbosa
Iniciou a sua carreira no setor financeiro onde desempenhou funções de analista de ações e gestor de fundos de investimento. Especialização em mercados e ativos financeiros no ISCTE e uma pós-graduação em Análise Financeira no ISEG, curso que lhe conferiu o Certificado Europeu de Analista Financeiro. Fundou a Escola de Finanças Pessoais – sendo co-autor de seis livros nesta temática (Manual das Finanças Pessoais, Manual da Poupança, Como Acabar com as Dívidas Pessoais e Familiares, O meu primeiro livro de Finanças Pessoais e Como ensinar o meu filho a poupar, Viva uma Reforma Feliz). Através da Escola de Finanças Pessoais já formou mais de 5.000 colaboradores de empresas nacionais e internacionais. Tendo sido Diretor-Comercial na DignusCapital, decide criar o seu projeto próprio na área da renegociação e intermediação de crédito, fundando a Reorganiza, empresa onde trabalha atualmente.