4 Regras de Ouro para Investir o seu Dinheiro

Investir

4 Regras de Ouro para Investir o seu Dinheiro

3 min Partilhar 8 de Maio, 2013

Search
Generic filters
Exact matches only
investir e poupar

Voltando ao tema investimentos vamos aprofundar o conceito de investir em segurança principalmente agora onde a grande maioria dos analistas e especialistas em finanças recomendam o investimento em produtos mais arriscados. Definitivamente existem agora um grande número de oportunidades de investimento, como por exemplo, os fundos de investimento, as acções, as obrigações, entre outros. No entanto, o simples facto de tais oportunidades nos serem apresentadas pelos nossos gestores de conta ou por recomendação de um amigo não significa que é um bom investimento.

O seu perfil de risco lhe dirá qual o melhor investimento para a sua carteira, pois existem produtos onde a flutuação pode condicionar a sua estratégia de investimento e a sua capacidade de manter e tomar decisões. Assim sendo, ficam aqui algumas regras de ouro para investir o seu dinheiro que são universais a todos os investidores e que funcionam claramente quando a sua estratégia de investimento é acompanhada com disciplina e rigor.

NUNCA Recorra a Crédito para Investir

Já conhecemos diversas histórias de investidores que procuram aumentar o volume de capital que possuem para investir com recurso ao crédito. Mesmo a nível da banca a retalho existem diversas operações que foram “casadas” com acções afim de obter melhores condições.

Quando um investidor ou potencial investidor recorre ao crédito para investir está simplesmente a tomar uma decisão baseada na expectativa de que o seu investimento vai valorizar ou render mais do que o custo que terá com o crédito. Por muito baixa que seja a taxa de juro do crédito a sua estratégia de investimento terá um preço elevado e o seu ponto de equilíbrio nesse investimento não será rentabilidade nula, mas sim rentabilidade igual ao custo do seu financiamento.

Conheça o Risco dos seus Investimentos

Conceitos simples que todos compreendemos e até mesmo sabemos quais os produtos financeiros que se enquadram nestas classes. Todavia, isso não significa que apenas tenhamos de possuir produtos financeiros de uma das classes. É a famosa recomendação de “Não ponha os ovos todos no mesmo cesto”.

Idealmente deverá fazer uma alocação eficiente do seu dinheiro pode diversos produtos financeiros, com por exemplo, produtos sem risco (depósitos a prazo e poupanças…), risco moderado (fundos de investimento e obrigações…) e risco elevado (acções, futuros…).

diversificar investimentosNão Disperse Demasiado os seus Investimentos

Keep it simple… Cai como uma luva nos investimentos. Um dos grandes erros dos investidores é confundirem o conceito de diversificação. Muitos acreditam que diversificar é possuir diversos activos e diversas categorias com diferentes classes de risco.

Não deixa de ser verdade, no entanto, dificilmente controlará ou acompanhará a evolução de uma centena de investimentos. Dificilmente conseguirá estar informado sobre uma centena de opções de investimento. Procure poucos activos para a sua carteira e com boas perspectivas de evolução e mantenha simples a constituição da sua carteira.

Investir para o Longo Prazo

Os dados históricos demonstram um equilíbrio na valorização de diversos produtos financeiros, principalmente os produtos que envolvem risco. Quem gosta de acções, pode simplesmente comprar um fundo de acções com uma estratégia de investimento adequada ao seu perfil de risco ou, pode simplesmente investir num ETF e replicar a evolução de todas as acções que constituem um determinado índice.

O importante é definir o seu conceito de liquidez e de risco. O que para a sua vida financeira significa possuir liquidez e segurança e até que ponto ou até quanto do seu património pretende correr riscos. Sabendo estas características da sua carteira pode começar a construir uma carteira com vista o longo prazo, sem desvalorizar a importância da liquidez na sua vida financeira e da segurança da mesma.

Ganhar dinheiro é ótimo. Perder dinheiro é péssimo. O que prefere? Como aumentar os ganhos e minimizar as perdas?

 



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro