5 fatores a ter em conta para escolher a melhor conta bancária

0
63

Escolher a melhor conta bancária para si não é um processo complicado. Neste artigo, descomplicamos o processo e damos-lhe a conhecer os fatores que deve ter em conta na escolha da melhor conta bancária.

Quais os meus objetivos?

Antes de abrir uma nova conta, lembre-se da motivação por detrás da abertura dessa conta. Sabe aquelas revistas que trazem questionários que, ao serem preenchidos, lhe revelam o resultado de acordo com os pontos que fez e que vão de encontro à sua personalidade?

Pense nos seguintes tópicos como um jogo ou um questionário de revista e faça mentalmente uma cruz ao lado destas opções de conta do ActivoBank que selecionámos:

  1. Uma conta para os seus filhos, dos 0 aos 13 anos à opção KIDS: uma conta pensada para crianças, isenta de custos e com acesso a um cartão pré-pago, que acaba por contribuir para a segurança o controlo das despesas;
  2. Uma conta para os seus filhos adolescentes à opção Constrói o teu Futuro: uma conta bancária onde já é introduzido um cartão de débito e onde é possível subscrever poupanças sem mínimos de subscrição;
  3. A sua conta ordenado à opção Ordenado Ativo: Uma conta ordenado sem comissões e que tem associados programas de pontos e bonificações nas taxas de juro de poupanças;
  4. Uma conta muito simples à opção Conta Simples: uma conta sem comissões de manutenção e com entrega imediata do cartão de débito.
  5. Conta de Serviços Mínimos Bancários.

Porquê abrir uma conta noutro banco?

Para mudar, que seja para melhor! Para que a mudança seja justificada há que procurar uma oferta melhor caso esteja insatisfeito com a oferta do seu banco atual. Se a diferença não for grande a lei da inércia dita que não irá mudar. Temos uma grande resistência à mudança e optamos por manter o atual estado das coisas. Portanto, tem de dar resposta à pergunta: está satisfeito com a oferta do seu banco?

Quais os fatores a analisar?

 

“Um dos melhores conselhos que podemos oferecer-lhe é que não veja apenas o custo como o único fator a ter em conta antes de abrir uma conta”

 

Após ter definido os seus objetivos e decidido que está na hora de mudar de banco, vejamos então os fatores que deve ter em conta antes de optar por outro banco para abrir conta:

  1. Credibilidade da instituição financeira;
  2. Oferta disponível;
  3. Estrutura de custos e comissões;
  4. Nível de serviço;
  5. Transparência.

Um dos melhores conselhos que podemos oferecer-lhe é que não veja apenas o custo como o único fator a ter em conta antes de abrir uma conta. Existem outros que acabam por pesar tanto ou mais, como é o caso da transparência. Sem letras escondidas. Sem comissões e outros custos que nos são imputados sem nos apercebermos.

Mais que o custo, é importante aprendermos a valorizar o serviço que o nosso banco nos presta. Ter um bom gestor de conta e serviço de apoio são benefícios impagáveis e, decididamente, das maiores vantagens que os bancos nos podem trazer, quando escolhemos bem.

Qual é, afinal, o melhor banco?

Não há um banco que seja melhor do que outro. Simplesmente, há bancos com ofertas que se adaptam melhor a si, às suas necessidades e ao seu estilo de vida. O fundamental é que escolha o banco que melhor responda às suas necessidades, objetivos e expetativas. Depois, será criar uma relação de confiança mútua que permita tirar o melhor partido das facilidades que o banco tem para lhe oferecer.

Por exemplo, se tem pouco tempo para ir ao banco e alergia a elevados níveis de burocracia, o ActivoBank oferece um serviço rápido e uma app com todas as ferramentas de que precisa para gerir o seu dia-a-dia financeiro.

Avalie este artigo

DEIXE UMA RESPOSTA