7 Princípios Básicos para uma Empresa de Sucesso

Coaching

7 Princípios Básicos para uma Empresa de Sucesso

2 min Partilhar 5 de Abril, 2018

Search
Generic filters
Exact matches only
Gerir comportamentos

Existem alguns valores fundamentais que precisamos abraçar e construir dentro de uma organização para construir uma empresa  com referências de qualidade e excelência. Saiba quais são os 7 princípios básicos  para construir uma empresa de sucesso.

Visão Focada no Cliente

Coloque o cliente no centro da sua visão. Preocupe-se com as suas necessidades e desejos, que tem de conhecer antes de tudo. Uma empresa existe para satisfazer uma necessidade. Se não o fizer, não ser para (quase) nada. E quanto maior for a necessidade e a sua complexidade… maior poderá ser a sua margem.

Participação e Trabalho em Equipa

Reconheça o valor e a genialidade coletiva das pessoas. As pessoas têm o direito e a responsabilidade de contribuir com os seus talentos. Resta-lhe saber como poderá envolver e motivar os seus colaboradores para que coloquem o cliente em primeiro lugar. Porque aí estarão a colocar a sua empresa no centro das suas vidas.

Responsabilidade

Trate os empregados como proprietários. Permita que todos sejam responsáveis e responsabilizados pelas decisões que afetam o seu trabalho. Mas isto deve ser comunicado de forma positiva. Com a responsabilidade vem também a recompensa. Se esquecermos disso… perdemos a confiança e o empenho das nossas equipas.

Originalidade e Criatividade

Encoraje as pessoas a fazerem o seu melhor no trabalho e a contribuírem com a sua singularidade e criatividade para ajudar a atingir os objetivos da empresa. Envolva-os no processo de decisão. A encontrar soluções para os problemas. Trate-os como gostaria de ser tratado (não como um robot, certo?)

Responsabilidade Familiar, Social e Ambiental

Trabalho, família, comunidade e o meio ambiente estão inseparavelmente conectados, e todas as ações devem respeitar essa conexão. Se as suas equipas não tiverem um sólido equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, irão acabar por ter um problema… não lhes coloque o dilema de ter de escolher entre as suas famílias e a sua empresa. Não é justo e é simplesmente imbecil…

Criar uma Organização de Aprendizagem

Aprendizagem contínua deve ser um compromisso partilhado. Sim, vai ver que muitos dos seus colaboradores não querem ter formação ou que olham para a formação como perda de tempo. É assim a vida… o papel do líder é mostrar o caminho, e o líder tem de mostrar que vale a pena aprender.

Solidez Financeira

A solidez financeira é essencial mas não deve ser o único objectivo, mas sim, o resultado do compromisso com a visão, valores e metas. Coloque os seus capitais próprios na empresa, de modo a aumentar a solidez da empresa e a confiança que os seus funcionários têm de que podem ter o seu futuro financeiro assegurado.

Estes 7 princípios poderiam certamente ser complementados por muitos outros. Partilhe connosco as suas ideias. E já agora, veja a ferramenta que criamos para avaliar a viabilidade financeira de um projeto de investimento.



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro