SIMULE AQUI SEM COMPROMISSO O SEU CRÉDITO HABITAÇÃO

SIMULE AQUI SEM COMPROMISSO O SEU CRÉDITO HABITAÇÃO

7 Sinais de Potencial Descontrolo Financeiro

Orçamento Familiar

7 Sinais de Potencial Descontrolo Financeiro

3 min Partilhar 12 de Janeiro, 2022

Search
Generic filters
Exact matches only
Prioridades financeiras

O descontrolo financeiro não é algo que só acontece aos outros, aos mais distraídos, aos mais descuidados. O descontrolo é algo a que qualquer um de nós pode estar sujeito mesmo que tenhamos consciência de que a nossa vida financeiro encontra-se equilibrada.

Há fatores que não controlamos!

Tal como temos vindo a demonstrar existe uma série de elementos que ninguém consegue controlar. Elementos externos que dependem de terceiros, de decisões alheias que de uma forma direta ou indiretamente influenciam a nossa situação financeira, principalmente se tais elementos são fundamentais para o nosso equilíbrio financeiro.

Assim sendo, vamos conhecer alguns sinais de potencial descontrolo financeiro que apesar de muitos de nós ainda não os estar a sentir poderemos a qualquer momento vivenciar tais cenários, tal e qual, muitos vivenciam diariamente.

Potencial de Desemprego

Não existe maior ameaça ao equilíbrio financeiro do que o potencial de desemprego. O desemprego deteriora a qualidade de vida, promove a angustia social e em todos os agregados familiares é visto como castigo, ausência de rendimentos e até incapacidade de satisfazer necessidades básicas.

Quando existe potencial de desemprego é, na maioria das vezes, garantido que existirá descontrolo financeiro em caso de tal se suceder. A redução dos rendimentos do agregado familiar que por vezes são superiores a 50% demonstra claramente incapacidade para o cumprimento dos encargos e responsabilidades mais básicas. Felizmente que nos dias que correm a taxa de desemprego está bastante baixa.

Potencial Corte nos Rendimentos

Os cortes de rendimentos podem acontecer de diversas formas, sendo a mais comum em Portugal o aumento das taxas de impostos diretos e indiretos. Infelizmente, os dois membros do agregado podem estar a trabalhar e ver uma redução significativa dos seus rendimentos o que acaba por implicar num descontrolo por fatores externos. Aliás, este é um dos motivos que nos faz alertar para a necessidade de constituir uma poupança para emergências e de ter uma postura de corte de custos.

Contas em Atraso

Por vezes não é necessário existir potencial de desemprego ou uma redução do rendimento para que exista potencial de descontrolo financeiro. Na verdade, existem muitos testemunhos de famílias com bons rendimentos que dependem da ajuda de terceiros para cumprir com suas responsabilidades e, muitas, dependem mesmo para adquirir e satisfazer necessidades básicas.

As primeiras contas em atraso podem surgir sempre que existe um descontrolo na gestão das finanças pessoais. Pensar e acreditar que consegue ter todos os encargos em mente é o primeiro passo para o descontrolo financeiro e muitas vezes só é perceptível quando realmente falta o dinheiro no final do mês.

Manter as contas em dia é assim uma tarefa de gestão tão importante como qualquer outra que possua e, normalmente, um dos primeiros sinais de que está em descontrolo financeiro.

Taxa de Esforço Elevada

Saber qual a sua taxa de esforço é um indicador indispensável, pois permite-lhe manter sob escuta a sua vida financeira e até antecipar eventuais problemas financeiros.

Pedir Crédito para Pagar Outros Créditos

Reestruturar, negociar e até consolidar crédito é uma operação de crédito que poderá contratar junto de instituições de crédito especializas e mesmo as boas práticas da gestão em finanças pessoais aceitam estas modalidades como meios para o equilíbrio e estabilidade financeira.

Contudo, pedir crédito para pagar crédito é simplesmente rejeitado por todas as partes e práticas de gestão em finanças pessoais. Pedir crédito para pagar crédito é dar inicio ao processo descrito como bola de neve financeira. A alternativa poderá ser a consolidação de créditos ou a negociação das prestações.

Não ter Dinheiro para Despesas Básicas

A ausência de dinheiro para cumprir com necessidades básicas, como alimentação, vestuário, educação, entre outras, poderá ser um sinal de descontrolo financeiro. As despesas básicas são tal como o nome indica, necessidades e necessidades não têm dia no mês para ser satisfeitas nem podem aguardar pelo próximo salário. Se tem de esperar pelo próximo salário para as necessidades mais básicas então pode estar perante o inicio do descontrolo financeiro.

Caso se encontre em situação de descontrolo financeiro não hesite e entre rapidamente em contacto conosco. Não deixe o problema arrastar. Sugerimos que faça uma pesquisa pelo nosso site pois temos muitos artigos que o vão ajudar a ganhar o controlo sobre o seu dinheiro.

Reorganiza – As Suas Finanças Em Boas Mãos



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro