Todos nós ao longo das nossas vidas vamos adquirindo crenças, algo em que acreditamos e que muitas vezes nos impedem de superar e de obter resultados extraordinários. Essas crenças são designadas por crenças limitadoras.
As crenças são geradas pelas nossas vivências desde o momento em que nascemos. Durante a nossa infância e parte da nossa juventude nós somos basicamente “fruto” do meio em que estamos inseridos, da educação dos nossos pais, professores, da influência dos nossos amigos, familiares e até mesmo da comunicação social.
Se as nossas experiências foram positivas, as nossas crenças serão de conforto e segurança, mas se eventualmente as nossas experiências foram negativas, se estivemos expostos a sustos e a vivências que nos fizeram sentir desconforto, aí podemos ter adquirido crenças que nos podem vir a limitar no futuro.
Existem dois importantes tipos de crenças que terão um grande impacto nas possibilidades da nossa vida: As Crenças Facilitadoras e as Crenças Limitadoras.
- Crenças Facilitadoras – São crenças que nos ajudam a alcançar os nossos objectivos que impulsionam o nosso sucesso pessoal e profissional. Por exemplo ” Eu acredito no meu potencial.”; “Eu acredito que sou capaz.”; “Eu acredito que tenho uma grande resistência”; “Eu acredito que tenho uma excelente voz, vou conseguir uma excelente carreira como cantor.”,.
- Crenças Limitadoras – São crenças que lhe diminuem as possibilidades, as capacidades, o poder de transformação e o crescimento. São crenças que o impedem de obter melhores resultados e alcançar as suas metas.
Conheça a origem das crenças limitadoras que influeciam de forma negativa os seus resultados.
Causa
Você acredita que os resultados negativos são causados por factores externos a si. Como por exemplo, – A causa de eu me sentir deprimido é o meu trabalho – “O meu trabalho deprime-me.”
Significado
Você atribui um significado negativo às suas experiências. Por exemplo, sempre que lhe fazem um critica você acredita que se trata de um ataque pessoal.
Identidade
Você acredita que possui traços de identidade que o impossibilita de alcançar resultados positivos, tais como, o medo, a timidez e a insegurança.
São estas crenças que influenciam a forma como cada um de nós vê a vida e que controlam o que somos e o que iremos ser no futuro, por isso é fundamental superar e libertar-mo-nos de crenças que nos impedem de alcançar resultados extraordinários.
Questione-se, em relação às áreas da sua vida, onde sente que não tem capacidade para evoluir. Perante uma crença limitadora, encontre uma crença facilitadora para a substituir, por exemplo, quando se sentir inseguro, arrisque e aos poucos vai sentir-se mais seguro de si, o segredo está na acção e no pensamento positivo.