O primeiro trimestre 2012 já terminou e muitos pequenos empresários começam a efetuar o balanço do arranque do ano. Neste período avalia-se o grau de concretização dos objetivos e os respectivos desvios.
Bem, este seria o cenário ideal caso todos os pequenos empresários fossem portadores do hábito de planear a estratégia anual dos seus negócios. Muito se ouve falar de planos de negócios como ferramenta fundamental para o sucesso empresarial, no entanto, poucos são os que reconhecendo o valor desta ferramenta o implementam e monitorizam ao longo de um período completo.
A verdade é que planear é prever, antecipar, melhorar e crescer com base sólidas e conscientes do risco e das oportunidades. A economia é um reflexo desse risco e dessas oportunidades logo é exigente e aconselhável o planeamento sustentável.
Assim sendo três são dicas fundamentais para colocar o seu plano estratégico em melhoria continua através de um pequena reavaliação e redefinição dos objetivos e estratégias.
Olhe Novamente para os seus Objetivos
Como está, como desejava estar? Está a superar ou aquém do previsto? Quais foram as causas para tal posição?
Caso não esteja a atingir os objetivos que estipulou para o seu negócio é hora de repensar em toda a estratégia. Identificar o que correu menos bem e porquê, bem como procurar saber o que pode fazer para alcançar ou recuperar os objetivos propostos.
Se possuir uma equipa de trabalho solicite uma reunião e esteja atento a todas as opiniões, evite falar e procure ouvir pois é a sua equipa que vai concretizar os seus objetivos logo eles precisam de sentir que fazem parte do projeto.
Verifique se são Realistas os seus Objetivos
Nesta etapa já começa a ser possível identificar se os objetivos que estipulou são realistas de acordo com o ambiente económico. Se não são demasiado ambiciosos ou se não foram modestos tendo em conta o potencial do seu negócio.
Verifique se os seus Objetivos são “Smart”
Exatamente, objetivos “smart” ou inteligentes. Objetivos “smart” são objetivos que obedecem a 5 principio básicos. Eles necessitam de ser específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e temporais.
Os seus objetivos devem obedecer a estes princípios para que sejam perceptíveis por toda a organização.
Aproveite para Fragmentar e Festejar
A motivação é uma das mais importantes armas para alcançar o sucesso. Apenas uma equipa motivada é capaz de se superar e alcançar a excelência. Deste modo, avalie os seus objetivos e verifique se os pode fragmentar em pequenas vitórias e crie toda uma dinâmica em torno dos mesmos, comemorando sempre que atinge uma pequena vitória juntamente com a sua equipa.
Mantenha os seus Objetivos Visíveis para Todos
Quando andamos a pensar demasiadamente numa determinada coisa temos a sensação que tudo à nossa volta relaciona-se com essa própria coisa. Exemplificando, se andar a pensar em comprar um automóvel novo de uma marca especifica terá a sensação de se cruzar todos os dias com esse dito automóvel, como se toda a gente fosse proprietário desse automóvel.
No seu negócio os objetivos devem estar presentes todos os dias de preferência no local de recepção de todos os membros responsáveis pela sua concretização, bem como nos acessos mais importantes.
Se todos os dias visualizar que terá de aumentar as suas vendas em 30% de acordo com um plano estratégico irá regularmente pensar em aumentar as suas vendas.