Bem-vindo à terceira aula do Curso de Poupança da Reorganiza. Depois de termos abordado o património financeiro e a construção do orçamento familiar, hoje focamo-nos em estratégias para otimizar o orçamento familiar. A propósito, como têm corrido os trabalhos para casa? Têm sido úteis? Não salte essa parte pois temos de ser consequentes e para isso temos de passar à ação.
Onde cortar custos?
Saber onde cortar custos é algo muito pessoal. É algo pessoal porque depende das suas prioridades e valores. Algumas famílias valorizam muito umas coisas. Outras famílias preferem gastar o dinheiro noutro lado. O fundamental é alinhar o orçamento familiar com as suas prioridades e valores. Aliás, costumamos dizer que a gestão do dinheiro tem tudo que ver com a gestão das nossas prioridades e afetos.
Depois de definidas as despesas essenciais e o desperdício, é altura de começar a cortar custos e negociar contratos. Sugerimos que foque a sua atenção em:
- Contratos com prestadores de Serviços;
- Contratos de Crédito;
- Compras Pontuais;
- Compras Frequentes.
Como cortar custos com Prestadores de Serviços?
Para começar a cortar custos com prestadores de serviços deve primeiro identificar todos os contratos que tem atualmente e as clausulas de rescisão ou renegociação. Não os devemos rescindir mas temos de conhecer as complicações desta decisão para a ponderarmos.
Depois deste exercício e caso considere que não necessita do serviço, deverá rescindir o contrato. Não faz sentido manter um serviço que não utiliza. Por exemplo, várias pessoas pagam mensalmente por um ginásio sem lá meter os pés. Ou têm serviços de alarme que não servem o seu propósito.
Caso deseje manter o serviço, poderá negociar o preço. Estamos em tempos de elevada concorrência por empresas que estão dispostas a negociar os preços de modo a não perder o seu cliente.
Como negociar as telecomunicações
Para negociar as suas telecomunicações sugerimos que siga 4 passos:
- Analise as suas necessidades e os serviços de que necessita realmente;
- Consulte os preço de serviços em diferentes operadoras;
- Contacte o seu operador e cancele os serviços de que não precisa;
- Ao mesmo tempo, peça alternativas para redução da mensalidade.
Neste processo é fundamental estar na disposição de mudar de operador. Na prática, pode sempre sugerir ou ameaçar que irá mudar de operador caso não tenha uma redução de preço. Seja específico e fale dos preços da concorrência. Verá que encontra uma promoção “exclusiva” para si. E assim poupa muito dinheiro, sempre na lógica de que €5 por mês são €60 por ano.
Negociar os seus seguros?
A Reorganiza tem uma empresa de mediação de seguros que faz todo o trabalho por si e sem qualquer custos. Na prática, sugerimos um processo em 4 etapas:
- Recolha as suas necessidades e perceba os riscos que quer proteger;
- Recolha as suas apólices atuais;
- Contacte um consultor da Reorganiza e exponha os seus objetivos;
- Receba as simulações concorrentes e mude de seguro e poupe.
Poupar nos créditos?
Uma última etapa para poupar muito dinheiro todos os meses consiste em negociar os seus contratos de crédito. Para tal, tem 3 alternativas:
- Consolide os seus créditos, de modo a poupar com a redução da taxa de juro média e das comissões mensais;
- Transforme cartões de crédito em créditos pessoais;
- Transfira o seu crédito habitação para outro banco, conseguindo não só reduzir o spread mas também todos os custos associados, como o caso do seguro de vida.
Existem muitas outras alternativas para cortar custos, pelo que sugerimos que navegue um pouco pelo site da Reorganiza.
Dica Útil
O que custa mais em todo o processo é o início. Vença a inércia. Preencha o formulário de contacto para que um consultor da Reorganiza o possa ajudar.
Trabalho para Casa
Hoje os trabalhos de casa são dois. Primeiro, sugerimos que recolha as apólices de seguro que tem ativas e o valor anual. Segundo, visite o site do Banco de Portugal para retirar o seu Mapa de Créditos.
Sugestão de Leitura
A nossa sugestão de leitura de hoje é o livro “Como ensinar o seu filho a poupar”. Este é um ebook gratuito da Reorganiza que pode descarregar no nosso site. Como sempre, visite o site Reorganiza.pt onde encontra muitas dicas e sugestões que podem ser muito úteis.