Skip to main content
search

Bem-vindo à última sessão do Curso de Poupança da Reorganiza. Ao longo deste percurso falámos do seu património, do orçamento familiar, de estratégias de corte de custos e da definição de objetivos. Grande parte do caminho já foi percorrido, mas deverá procurar ser consequente. Comece a caminhar. Não perca tempo. Hoje vamos apresentar algumas ideias e reflexões para evitar que saia do caminho que definiu como ideal.

Viva com o que é seu

Para pouparmos temos de gastar menos do que ganhamos. É algo óbvio mas por tão óbvio ou básico que é tem sido esquecido. A tentação do consumo e a pretensão de melhorar a nossa qualidade de vida é grande, o que levou muita gente a antecipar o consumo em forma de endividamento. Infelizmente, o endividamento vem acompanhado de elevadas taxas de juro que comprometem o seu sucesso financeiro. Mantenha o controlo sobre o seu orçamento familiar.

Mantenha-se dentro do orçamento

O orçamento familiar vai ser o seu guia e garante de liberdade financeira. Fez um orçamento para que consiga atingir os seus objetivos pelo que deve ser-lhe fiel porque lhe traz liberdade. Permite que viva com aquilo que considera prioritário e permite resistir às tentações de consumo.

Faça as suas poupanças

Ter dinheiro poupado é garantia de liberdade. Protege-nos de imprevistos e ajuda-nos a manter a tranquilidade de sabermos que estamos protegidos. Para poupar não precisamos de acumular muito o fundamental é que comecemos. Podemos utilizar por exemplo os mealheiros ou contas poupança com entregas programadas.

Invista

Temos escrito e feito vários vídeos sobre investimentos. Para aumentar as nossas possibilidades no futuro temos de o investir. Colocar o dinheiro a trabalhar por nós. Sim, podemos ter de assumir alguns riscos mas nunca nos podemos esquecer que o risco tende a compensar. Naturalmente que devemos investir apenas naquilo que conhecemos e tendo em consideração a nossa tolerância ao risco. Mas saiba que se não arriscar tem de se contentar com taxas de retorno de zero.

Mantenha a postura de corte de custos

A última ideia para se manter na linha que definiu passa por manter a postura de corte de custos. É certo que poderemos ter maior folga financeira, especialmente se tivermos passado com sucesso todos os passos abordados nos vídeos anteriores. Mantenha o esforço de poupança até que tenha atingido os seus objetivos

Dica Útil

Pense nos esforços de poupança numa lógica de longo prazo. Cada €10 que poupa num mês representam €120 num ano. O que fará com mais dinheiro todos os anos é consigo.

Trabalho para Casa

Pesquise as soluções de poupança do seu banco e de um banco de investimento e trate de iniciar o seu programa de entregas programadas. Considere o investimento através de PPR que têm um melhor enquadramento fiscal.

Sugestão de Leitura

Neste último vídeo, sugerimos que visite o site da Reorganiza e que pesquise os artigos na categoria de investir. Marque o nosso email como seguro para garantir que recebe as nossas dicas todos os meses.

Reveja:

telefone
calculadora