Já por aqui falámos diversas vezes que o crédito habitação está de volta. Os bancos estão cada vez mais ávidos em conceder crédito aos seus clientes e já vemos inclusivamente muitas pessoas a mudar de banco para conseguir reduzir o spread dos seus créditos.
Nesta fase, a vantagem da compra de casa dos bancos é cada vez menos vantajosa quando comparada com outras alternativas, o que não quer dizer que não seja uma ótima solução. Neste artigo vamos falar-lhe de algumas vantagens da compra de casas aos bancos.
O Juro do Seu Crédito Habitação Pode Ser Mais Baixo
Com a redução sucessiva das taxas de juro (spreads) praticadas pelos bancos, já é possível comprar a sua casa com prestações mensais muito reduzidas. Neste contexto, os spreads praticados nas casas dos bancos costumam ser ligeiramente inferiores aos spreads de mercado. Assim, casos esteja interessado pode acontecer poder fazer o seu crédito habitação com spreads perto de 0.6% em alguns bancos.
Financiamento Igual ou Superior a 100%
Esta é a grande vantagem da compra de casas aos bancos. Se para conseguir spreads de 0.6% é necessário dar uma entrada de perto de 20% do valor da avaliação, no caso das casas dos bancos é possível ter um financiamento a 100% (ou mais, o que possibilita pagar os impostos e outros custos associados à compra). Infelizmente, esta facilidade pode acarretar o risco de tomarmos más decisões financeiras. Aliás, hoje em dia muitas pessoas arrependem-se de ter comprado a sua casa, algo que poderiam ter evitado se tivessem de dar uma entrada. Sim. Ter de dar uma entrada é um bom inibidor, que exige que pensemos várias vezes antes de tomar uma decisão.
Prazos Alargados e Redução de Comissões
Os bancos querem “despachar” as casas que têm nos seus balanços. Deste modo, irão criar várias facilidades para tornar a sua decisão mais rápida (e menos ponderada). Assim, é comum possibilitar prazos mais alargados (o que permite prestações mais baixas) e a redução de diversas comissões, como a comissão de abertura de processo ou a comissão de avaliação.
Esta Opção Tem Inconvenientes
Ao comprar uma casa ao banco está a focar-se na redução das taxas de juro (que mesmo assim não são, como vimos, tão mais apelativas como as taxas praticadas no mercado por alguns bancos). Este foco irá levá-lo a desconsiderar outros fatores de análise que acabam por pesar muito no seu orçamento. Neste contexto, destacamos dois:
- Os bancos não estão muito abertos a negociar o preço da compra, o que acaba por tirar ao comprador um poder negocial bastante grande que possibilitaria baixar o custo de aquisição e consequentemente o valor da prestação mensal;
- O spread mais baixo não se traduz numa TAEG mais baixa. Ou seja, todos os custos associados e outros tantos encargos acabam por encarecer muito a sua proposta. Por exemplo, muitos bancos exigem que subscreva o seguro de vida do crédito habitação na sua seguradora que, por norma, é muito mais cara do que seguradoras alternativas (aliás, conhecemos muitos casos em que os clientes pagam mais de seguro de vida do que de prestação bancária).
O que fazer?
Se estiver indeciso quanto ao que fazer, por que não utilizar o simulador de crédito habitação de modo a conseguir ter uma ideia da sua prestação mensal e do benefício que poderá ter se comprar uma casa com recurso a um crédito habitação tradicional? O melhor disto tudo é que não tem um custo associado pelo que não corre qualquer risco 🙂