Se já sabe quais são as suas 12 resoluções para 2023 chegou a altura de as definir como objetivos e sobretudo saber como atingir esses mesmo objetivos.
As suas resoluções para 2023 são decerto apenas uma lista do que quer fazer (e provavelmente em termos vagos) no ano que agora se inicia. Mas como os vai conseguir cumprir é seguramente a questão que estará a colocar a si mesmo. Neste artigo vamos dar uma ajuda.
1 Defina prioridades
Uma lista de resoluções é isso mesmo, apenas uma lista. Mas fazer todas ao mesmo tempo pode ser uma tarefa hercúlea que o poderá desmotivar.
Assim, olhe para a lista de novo, mas agora de outra perspetiva. Ou seja, veja quais as que pode fazer ao mesmo tempo sem dificuldade. Para as restantes, que não podem sem feitas em simultâneo terá de ter outra abordagem: estabelecer prioridades.
Vejamos um exemplo: se nas suas resoluções inclui ler mais livros e passar menos tempo na internet, estas são resoluções que pode fazer ao mesmo tempo. Mas se na lista tiver colocado amortizar créditos e liquidar a sua dívida do cartão de crédito será difícil cumprir as duas ao mesmo tempo. Assim defina prioridades, ou seja, as que quer cumprir primeiro.
Quando tiver a sua lista hierarquizada será mais fácil organizar-se para poder cumprir as suas resoluções.
2 Concretize cada um dos seus objetivos
Pegue na sua lista de resoluções. Já reparou que o que colocou na lista foram as suas resoluções em termos abstratos, ou dizendo de outra forma em “chavões”? E tudo o que é vago é difícil de cumprir. Assim terá de , para cada resolução definir objetivos e como os pode atingir. Tente colocar um valor mensurável naqueles nos quais é possível. Nos outros tente concretizar.
Vejamos um exemplo: colocou como resolução ler mais livros. Mas o que significa isso? Mais um livro no ano, mais 10? Talvez o mais simples seja definir quantas páginas deverá ler por dia.
Colocou fazer mais exercício físico? Defina os dias em que o fará e quanto tempo. Pode por exemplo defina que irá andar a pé 15 minutos por dia. Ou 15 minutos todos os dias no primeiro mês e 20 minutos no segundo mês e andar mais 5 minutos todos os meses face aos mês anterior.
Quanto aos objetivos financeiros, se decidiu amortizar crédito defina qual o valor que quer amortizar até ao final do ano.
3 Defina objetivos realistas
Nada mais frustrante do que ter objetivos que não consegue concretizar.
Vejamos um exemplo: definiu como objetivo constituir um fundo de emergência com 6 meses de ordenado. Agora faça contas: mesmo que coloque no fundo os subsídios de férias e de Natal, ainda lhe faltam 4 meses de ordenado para ter o seu fundo total. Se dividir 4 meses de ordenado por 12 então um terço do seu rendimento mensal será para colocar no fundo. Não será irrealista? Talvez redefinir o objetivo de em 2023 fazer um fundo de emergência apenas com 4 meses, deixando os restantes para 2024.
Mas se quiser manter os 6 meses, defina 2 serão os subsídios, 2 virão do seu ordenado e os restante 2 da venda de produtos que já não usa. Parece-lhe que poderá cumprir? Ou seja, acha que é realista? Sim? Então avance.
Ou seja, defina objetivos realistas e defina a forma como os poderá cumprir. Lembre-se que objetivos irrealistas significa que não os irá cumprir e será seguramente uma desculpa para nada fazer.
4 Estabeleça metas nos seus objetivos
As suas resoluções são para estarem concluídas no final de 2023, mas o melhor será estabelecer etapas intermédias e ir verificando a sua concretização.
Voltemos ao nosso exemplo de fazer exercício físico. Se definiu como objetivo no final do ano já fazer caminhadas de 60 minutos poderá definir que no primeiro mês anda 10 minutos por dia, nos segundo mês 15, no terceiro 15 minutos. Assim em Novembro já andará 60 minutos por dia tendo conseguido concretizar o seu objetivo.
Quanto os objetivos financeiros poderá definir que em janeiro terá feito o seu orçamento familiar mensal. E pronto, este está concretizado.
Quanto à liquidação do cartão de crédito, poderá, por exemplo, definir que em três meses irá liquidar a dívida do seu cartão de crédito. E se o considerou prioritário face à amortização de crédito, coloque as metas para a sua concretização da amortização para depois da liquidação do cartão de crédito.
5 Registe o cumprimento dos seus objetivos
Claro que quer celebrar vitórias. Assim, vá registando o cumprimento do seus objetivos. Será seguramente uma forte motivação para continuar.
6 Ajuste os seus objetivos
As suas resoluções podem manter-se ao longo do ano, mas os seus objetivos específicos podem ser ajustados.
Seja flexível, se vê que não é possível cumprir o que definiu, faça ajustes. Será sempre melhor do que ficar frustrado e desistir.
7 No final do ano faça um balanço
No final faça o balanço das suas resoluções. Ao definir objetivos e como os atingir ajudou certamente a que chegue ao final do ano com o sentimento de ter concluído o que se propôs fazer. E será um motivo para fazer de novo para o ano de 2024.