Numa época em que nos debatemos com o aumento das taxas de juro e do custo de vida, saber se devem optar por compra de casa ou em alternativa arrendar uma casa é certamente a questão que muitos jovens se deparam no ínício da sua vida adulta.
Não é seguramente uma decisão fácil, e a resposta pode não ser única, mas diríamos que na generalidade dos casos comprar casa continua a ser a melhor opção.
O mercado imobiliário de compra e venda de casas continua a crescer
O mercado imobiliário de venda de casas continua em crescimento contrariando as previsões de muitos analistas. A razão parece ser simples: todos precisamos de casas para viver e investir no imobiliário continua a ser o investimento mais rentável.
Mesmo numa altura em que assiste a uma subida das taxas de juro, a realidade é que este aumento não se tem refletido na rentabilidade das nossas poupanças, já que os depósitos a prazo continuam a ter taxas de juro muito baixas. Assim, se tem poupanças o melhor mesmo será aplicá-lo na compra de uma casa. Se a vender mais tarde terá de certeza um maior ganho do que se aplicar o seu dinheiro num depósito a prazo.
Tendências do mercado de compra e venda de casas
É claro que o mercado imobiliário tem vindo a mudar nos últimos anos. Com a pandemia passámos a dar mais valor à nossa casa. Deixou de ser apenas um lugar onde dormimos para passar a ser um lugar onde vivemos. Passou a ser um lugar que temos de disfrutar e onde gostamos de estar. E com esta mudança de paradigma o tipo de casas com maior procura também mudou.
1 Comprar casas com espaços ao ar livre
Com a pandemia, ao termos de estar em casa passamos a valorizar os espaços exteriores das casas. Assim, casas com varandas, com pequenos espaços exteriores ou mesmo com jardins passaram a ser as habitações com maior procura.
2 Comprar casas para remodelar
Depois transformar uma casa em lar passou a ser o nosso objetivo. E por isso as casas para remodelar começaram a ter também uma maior procura.
Se por um lado, construir uma casa envolve compra de terreno, fazer um projeto e construir a casa o que certamente é muito caro e fica fora da bolsa da maioria de nós, por outro lado, encontrar uma casa nova que seja exatamente a casa dos nossos sonhos (e a um preço que se enquadre nos seu rendimento) pode também ser muito difícil.
Assim, comprar uma casa em segunda mão e remodelá-la para que se transforme na nossa casa de sonho passou a ser o objetivo que possibilita a concretização do que desejamos: ter a nossa casa de sonho a um preço mais acessível.
E já agora conhece as vantagens em comprar casa em áreas reabilitação urbana?
3 Comprar casas fora dos centros urbanos
Mas a pandemia também levou a uma mudança do estilo de vida de alguns. Para esses não basta ter uma varanda ou um jardim em casa. Com a possibilidade de estar em teletrabalho e a necessidade de ter uma vida com menor stress e com uma melhor qualidade de vida a procura de moradias fora dos centros urbanos também aumentou.
Comprar casa própria continua a ser a opção da maioria dos europeus.
Viver em casa própria continua a ser a melhor opção para a maioria das pessoas. E a prova é que em 2021 sete em cada dez europeus viviam em casa própria. Em Portugal o número é maior, de acordo com o estudo da Eurostat 78,3% são proprietários das casas onde vivem, sendo 21,7% inquilinos. As razões são várias.
As razões por que deve comprar casa em vez de arrendar
1 Está a gastar dinheiro num bem que pode ser seu
Esta é uma das principais razões por que comprar casa continua a ser a opção certa.
Se arrendar uma casa irá pagar renda, ou seja irá gastar dinheiro num bem que nunca será seu. Pelo contrário ao pagar a prestação da sua casa estará a pagar por um bem que no final do empréstimo será seu. Ou seja, está a investir e não simplesmente a gastar dinheiro.
2 A prestação pode ser mais baixa do que a renda
Claro que a prestação da casa está a subir porque as taxas de juros têm vindo a aumentar. Isso é incontestável. Mas lembre-se que as rendas também têm vindo a aumentar (e muito).
Assim perca um bocadinho de tempo e veja quanto lhe custaria arrendar uma casa igual à sua na zona onde mora. Arriscamos a dizer que seria seguramente mais do que paga atualmente de prestação da casa.
3 Deixa de estar dependente do senhorio
Os contratos de arrendamento não são para a vida. Ou seja, o contrato tem um prazo e até pode não ser renovado. Se as rendas continuarem a subir, o mais certo é que no final do contrato o senhorio queira rever a renda em alta (e por vexes a subida é mesmo muita)
Por outro lado, há sempre o risco do senhorio precisar da casa, para um filho, por exemplo, e rescindir o contrato. E lá terá de procurar nova casa, sendo que porventura até pode nem encontrar na zona onde agora mora e que tanto gosta.
4 Comprar casa é um bom investimento
As casas têm vindo a valorizar-se constantemente nos últimos anos. Mesmo na altura de crise o preço das casas não tiveram uma queda significativa. Assim, investir na compra de uma casa será seguramente uma aposta segura. E quando quiser mudar de casa verá que conseguirá vender por um preço superior. Ou seja, já está a ganhar dinheiro.
5 Terá um bem para deixar aos seus filhos
Esta é a razão por que muitos compram casa. Ter património para deixar para os filhos. Pode não ser no início de vida uma razão primordial para será seguramente a partir da altura em que eles nascem: criar algo que lhes possa deixar.
6 Em caso de necessitar de um rendimento extra pode arrendar a sua casa
Sim, a sua casa pode também ser uma fonte de rendimento. Se tem um quarto a mais e precisa de um rendimento extra para pagar a prestação da casa, tem sempre a opção de arrendar o quarto, por exemplo a estudantes.
E no caso de temporariamente ter de ir viver para outro lugar, terá a opção de arrendar a sua casa e assim conseguir sem esforço financeiro adicional arrendar temporariamente uma casa no novo local.
Em conclusão comprar casa é decisão certa
Habitar em casa própria tem seguramente inúmeras vantagens pelo que a compra de uma casa é seguramente a opção certa.
Se já tem um vista a casa dos seus sonhos agora é só encontrar o financiamento que se adeque à sua capacidade financeira e garantir que o seu crédito habitação é aprovado. E para isso conte connosco.