A importância do planeamento financeiro

0
990

Gostava de ter maior controlo sobre a sua vida financeira mas não sabe por onde começar? Ou não tem a real noção das potencialidades e da necessidade de planear as suas finanças? Neste primeiro artigo vamos explorar, o que é o planeamento financeiro para particulares, o seu papel nas nossas vidas e quais os motivos e os benefícios para o fazer.

O que é o planeamento financeiro?

O planeamento financeiro é um road map fundamental para ajudar a atingir as suas metas financeiras, sejam elas quais forem (mudar de casa para uma maior, proporcionar aos seus filhos uma boa formação ou poder reformar-se antes do previsto tranquilamente).

Qual o papel do planeamento financeiro na sua vida?

O planeamento financeiro é uma ferramenta que permite aumentar a probabilidade de sucesso na prossecução dos seus objetivos.

Como todos somos diferentes e temos objetivos/aspirações diferentes, também o planeamento financeiro é diferente de pessoa para pessoa. Um plano personalizado irá ajudá-lo a aproximar-se dos seus objetivos de uma maneira mais eficiente. Tenha em mente que um correto planeamento permite acumular, em média, um património superior em mais de duas vezes face à ausência de planeamento.

Porquê fazer planeamento financeiro?

  1. Obriga à definição de objetivos e prioridades e a fazer decisões quantitativas e qualitativas sobre o seu dinheiro.
  2. Exige uma análise detalhada para onde vai seu dinheiro e que comece a alocá-lo onde faz mais sentido, em vez de divagar sobre para onde ele desaparece todos os meses.
  3. Poderá controlar os seus componentes e nesse enquadramento beneficiar largamente no longo prazo, nomeadamente com níveis superiores de poupança e planos de investimento significativos, planeamento da sua reforma, preparar-se para a faculdade dos seus filhos, ser mais eficiente em termos de gestão tributária e planeamento patrimonial e de seguros.

Conclusão

Um planeamento financeiro cuidadoso pode ajudá-la(o) a dimensionar sua situação individual, calcular o que precisa para a reforma, analisar fontes de rendimento e meios de investimento e elaborar um plano para atingir suas metas de curto, médio e longo prazo. Em resumo, o planeamento financeiro dá-nos opções para lidar com o futuro.

Se pensa que chegou a altura de assumir o controlo da sua vida financeira esteja atenta(o) aos próximos artigos e se tiver alguma questão, deixe um comentário abaixo.

Avalie este artigo

DEIXE UMA RESPOSTA