Casa pré-fabricada: saiba mais sobre este método construtivo

Crédito

Casa pré-fabricada: saiba mais sobre este método construtivo

3 min Partilhar 12 de Outubro, 2020

Search
Generic filters
Exact matches only
casa de madeira

O século XXI traz consigo novas soluções de construção práticas e eficientes. Uma casa pré-fabricada é uma proposta barata, ecológica e de rápida construção.

Uma casa pré-fabricada é assim apelidada pois as suas múltiplas partes são produzidas em fábricas, separadamente, e são depois montadas no local. O seu fabrico standard reduz os seus custos de produção e torna-as a solução perfeita para jovens à procura de uma solução económica.

Este nicho de mercado tem vindo a ganhar cada vez mais terreno, com uma quota cada vez mais significativa. O preço de uma casa pré-fabricada é altamente variável, em função de variantes como materiais e qualidade da construção.

Não obstante o facto de estas casas serem pré-fabricadas, é possível personalizar os seus componentes de forma a corresponderem aos gostos e necessidades dos diferentes clientes.

Quais as maiores vantagens de uma casa pré-fabricada?

Estas casas destacam-se pelos seus baixos custos de produção, mas acima de tudo pelo reduzido tempo de construção quando comparado com construir casas através dos processos tradicionais.

A construção de casa pré-fabricada implica processos padronizados e um número mais reduzido de variáveis, com prazos mais curtos e uma poupança inerente associada aos custos indiretos.

Para além de serem rápidas e baratas de construir, estas casas pré-fabricadas tendem também a ser bastante eficientes em termos energéticos, sendo conhecidas pela utilização de luzes LED, painéis solares e sofisticados sistemas de isolamento que permitem poupar energia.

São ainda extremamente flexíveis, sendo fácil acrescentar-lhes divisões – os chamados módulos.

Os vários modelos de casas pré-fabricadas disponíveis

São vários os modelos disponíveis quando falamos de casas pré-fabricadas, os quais se distinguem pelos seus materiais e tamanhos distintos.

Os preços para casas fabricadas variam de forma significativa, começando por volta dos 2.000/3.000 para os modelos mais simples e podendo evoluir até casas de dois andares e múltiplas divisões a rondar 1 milhão de euros.

Uma casa pré-fabricada pode ser definida pelo seu tamanho e pelos materiais envolvidos na sua construção, tais como:

Casa pré-fabricada em madeira

Um dos modelos mais comuns quando falamos de casas pré-fabricadas. Estas estruturas destacam-se pela sua força estrutural e são tipicamente associadas a um visual mais rústico.

Este modelo de casa pré-fabricada é o mais comum e conhecido, associado tipicamente a habitações localizadas no campo. Estas casas  são vistas como confortáveis e ecológicas, garantindo a madeira uma forma de isolamento térmico natural que assegura conforto durante todas as estações.

Casa pré-fabricada em LSF

Apesar de a casa pré-fabricada de madeira ser o modelo em que mais facilmente pensamos, atualmente o material mais popular para estas habitações é o LSF – Light Steel Framing. Este chamado aço leve corresponde ao seu nome, apresentando um peso reduzido e uma espessura mínima.

Estas estruturas são compostas por chapas de aço moldadas, por perfis ligados entre si e montados em pórticos formando um esqueleto estrutural.

O sistema Light Steel Framing é um sistema inovador, capaz de conferir rigidez à estrutura de um edifício devido à solidez do próprio material. Este é também um material económico, de elevada durabilidade e resistente a incêndios.

Casa de madeira com vidro

Esta casa pré-fabricada resulta de uma combinação de materiais, onde uma fachada de madeira é conjugada com grandes envidraçados. Esta é uma combinação comum e esteticamente agradável, capaz de aumentar a qualidade estética e conforto da casa.

O modelo é tipicamente aplicado a casas com 2 pisos e de estilo europeu.

 Casa pré fabricada de madeira certificada

Uma espécie restrita de casa pré fabricada em madeira, constituída por madeira certificada oriunda de florestas sustentáveis.

Esta é uma solução perfeita para proprietários de terrenos em zona natural. Uma solução sustentável contra madeiras mais industrializadas e em sintonia com a natureza.

Casa pré-fabricada em painéis de cimento

A casa em painéis de cimento está ainda a penetrar o mercado nacional. É composta por painéis produzidos em fábrica, que são depois transportados e montados no local de forma muito rápida.

Este material precisa de poucos acabamentos. Uma construção em painel baseada em módulos individuais irá reduzir os custos de construção, sendo a produção optimizada em fábrica através da estandardização dos elementos utilizados nesta casa modular.

Como conseguir a sua casa pré-fabricada de sonho?

Caso não tenha os fundos necessários para comprar a casa dos seus sonhos, pode contar com a Reorganiza  que fará a análise ao seu processo para tentar melhorar as condições do seu empréstimo.

______________________________________________________________________

Texto elaborado em parceria com a Zaask : A Zaask, o marketplace de serviços líder na Península Ibérica, torna significativamente mais eficiente o processo de contratação de serviços, facilitando assim que clientes e empresas encontrem profissionais de qualquer sector que os ajudem a fazer acontecer. Ao mesmo tempo, é uma ferramenta para que profissionais, freelancers e PMES, de todas as áreas, possam aumentar o seu volume de negócios.



Comments (2)
  1. Filipe Pereira Reply

    Para um estilo de vida mais minimalista ou para construções urgentes, este tipos de casa parecem sempre ser ótimas escolhas.
    Obrigado pela partilha de informação!

  2. Paula Paulo Reply

    Gostaria de saber se este tipo de casas aguenta bem um clima húmido e ventoso junto ao mar na zone Oeste. Também gostava de saber o preço de cada tipo de casa com 2 quartos, sala, cozinha e 2 casas de banho. Obrigado


Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá, sou o João, em que posso ajudar?

Outros