Recibos verdes: Como e Por Que Motivos Anular

Fiscalidade

Recibos verdes: Como e Por Que Motivos Anular

< 1 min Partilhar 19 de Agosto, 2014

Search
Generic filters
Exact matches only
Recibos Verdes

O Governo e as empresas portuguesas são conhecidas como más pagadoras. Os atrasos nos pagamentos e mesmo o incumprimento de obrigações contratuais são uma constante, acabando a parte mais fraca por ser sacrificada: o prestador de serviço. Neste artigo pretendemos mostrar quais os motivos e como anular um recibo verde.

Por Quê Anular Um Recibo Verde?

O único motivo para a anulação de um recibo verde que já tenha sido passado consiste na falta de recebimento dos valores acordados. Não existe qualquer lógica para um trabalhador independente pagar impostos de montantes que não tenha recebido. Na prática, a falta de recebimento não tem apenas implicações no seu IRS como também no IVA. Infelizmente, quem não tem isenção de IVA tem de entregar um valor que nunca recebeu, mesmo que a empresa já o tenha deduzido na sua contabilidade.

Como Anular Um Recibo Verde?

Desde que a emissão e gestão de recibos verdes passou para um formato exclusivamente eletrónico, é mais fácil fazer uma gestão atempada de todos os documentos fiscais. Ficando o histórico em arquivo, torna-se mais fácil um controlo rigoroso. Aliás, os recibos verdes chegam mesmo a ser enviados automaticamente para os clientes…

Para Anulação De Recibo Verde, Basta Seguir Os Seguintes Passos:

  1. Entrar na sua área do portal das finanças;
  2. Carregar na opção Consultar;
  3. Carregar em Recibos verdes eletrónicos (faturas-recibo)
  4. Fazer a pesquisa ou colocar o número do Recibo verde;
  5. No final da página está um botão que diz anular.

Depois de efetuada a anulação, as Finanças enviam de forma automática uma comunicação ao seu cliente a informar a anulação do recibo. No entanto, sugerimos que envie também uma comunicação formal ao seu cliente para garantir que existe mesmo a anulação contabilística e evitar problemas/divergências na sua declaração anual.



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro