-->

SIMULE AQUI SEM COMPROMISSO O SEU CRÉDITO HABITAÇÃO

SIMULE AQUI SEM COMPROMISSO O SEU CRÉDITO HABITAÇÃO

Comprar uma casa da carteira do banco pode ter vantagens

Imobiliário

Comprar uma casa da carteira do banco pode ter vantagens

4 min Partilhar 12 de Outubro, 2022

Search
Generic filters
Exact matches only

Se anda à procura de casa considere comprar uma casa da carteira do banco, pode ter vantagens nomeadamente quanto ao valor que lhe poderão emprestar.

Numa altura em que a inflação e as taxas de juros estão a subir, reduzir custos e poupar é certamente um dos seus objetivos. Mas se está a pensar sair de casa dos pais, ou se anda à procura de uma casa maior para morar, este objetivo pode parecer-lhe que está comprometido.

Mas não tem de estar. Lembre-se que existe sempre uma solução para tudo. Neste caso a solução pode passar por comprar um imóvel que esteja na carteira de um banco.

O que é um imóvel da carteira do banco?

Um imóvel da carteira do banco é um imóvel que está a ser vendido por um banco que é nesta altura o seu proprietário. Mas se o negócio do banco não é a venda de casas, como tem o banco imóveis à venda?

Simplesmente porque clientes a quem emprestaram dinheiro para comprar a casa, deixaram de pagar o empréstimo, ou seja, entraram em incumprimento, tendo o banco ficado com o imóvel como reembolso do valor que emprestou.

Mas como fica um imóvel a fazer parte da carteira do banco?

Lembre-se que ao conceder um empréstimo habitação, a instituição financeira faz uma hipoteca sobre o imóvel ficando assim o mesmo como garantia do pagamento da dívida.

Quando por qualquer motivo o cliente deixa de ter possibilidade de pagar o empréstimo, o banco, como forma de recuperar o valor emprestado, executa a hipoteca, ficando com o imóvel como pagamento do mesmo, ou seja, fica com o imóvel na sua carteira.

Mas claro que o seu objetivo não é ficar com o imóvel, mas sim recuperar o valor que emprestou. Assim o banco irá colocar a casa à venda o que pode ser um bom negócio para quem anda à procura de casa.

Onde encontrar os imóveis à venda pelos bancos?

Os imóveis detidos pelos bancos podem estar anunciados (ou não) nos sites das imobiliárias ou em plataformas de vendas de imóveis. Também podem estar no site do banco ou não estarem divulgados de todo.

Assim o melhor será procurar em vários locais:

  • Nos sites dos bancos
  • Nos sites das imobiliárias
  • Nas plataformas de imóveis imobiliários
  • Nos balcões das instituições financeiras

Como comprar uma casa da carteira do banco

Comprar um imóvel da carteira de um banco é um processo de compra idêntico a qualquer compra de outro imóvel em termos de documentação, e para si pode ter vantagens financeiras. Mas atenção que também pode ter algumas desvantagens.

Vantagens em comprar uma casa da carteira do banco

O imóvel pode estar a ser vendido abaixo do valor de mercado

Essa pode ser uma das vantagens. Lembre-se de que o imóvel representa a liquidação de uma dívida e que o banco não tem interesse em ficar com a casa, mas sim recuperar o dinheiro. Assim poderá conseguir fazer um bom negócio se o banco quiser vendê-lo rapidamente por isso o colocar à venda abaixo do preço de mercado. Mas note que pode não ser assim. O banco pode não querer vender abaixo do valor de mercado.

Maior facilidade em obter o empréstimo

O banco tem todo o interesse em vender o imóvel pelo que a obtenção do empréstimo será decerto mais fácil. Mas isto não significa que não olhem para a sua taxa de esforço e capacidade financeira de liquidar o empréstimo. Significa apenas que o processo pode ser mais rápido e porventura o empréstimo até pode ter um spread mais baixo.

O financiamento pode chegar aos 100% do valor do imóvel

Essa pode ser uma grande vantagem, se não tiver dinheiro para dar de entrada. Desde a crise de 2008 o Banco de Portugal impôs um limite máximo aos empréstimos de crédito habitação. Ou seja, as instituições financeiras não podem emprestar mais de 90% do valor de avaliação do imóvel se este se destinar a habitação de própria ou permanente e mais de 80% nos restantes imóveis.

Mas deste limite ficam de fora os imóveis das carteiras dos bancos. Ou seja, só nestes o financiamento pode ser de 100% do valor do venda do imóvel, e por isso não terá de dar entrada inicial.

Não terá de pagar a comissão de avaliação

Como o imóvel é do banco a avaliação já está feita e será menos uma comissão que terá de pagar.

Desvantagens em comprar uma casa da carteira do banco

Mas tenha em atenção que não existem só vantagens. Também existem desvantagens que convém ponderar

Escolha limitada

Claro que na carteira do banco apenas existem alguns imóveis e até podem não ser nas zonas onde gostaria de morar. Esta é claramente uma desvantagem.

O estado do imóvel pode não ser o ideal

Lembre-se que está a comprar uma casa onde quem lá morou deixou de pagar e até pode ser que o estado de conservação possa não ser o ideal. Pode necessitar de fazer algumas obras de reparação o que para si pode acarretar mais custos

Uma prestação mais alta

Se ser financiado a 100% significa não ter de dar entrada inicial também significa um empréstimo maior e por isso uma prestação mais alta

Em conclusão

Comprar um imóvel é sempre uma decisão que tem de ser ponderada e na qual deve ter em conta todos os custos envolvidos. Comprar um imóvel penhorado ou um imóvel da carteira de um banco pode ser um bom negócio, mas também poderá não ser, se existirem outros custos, como obras, que possa ter de incorrer.

O melhor será sempre comparar imóveis e propostas. E lembre-se que na procura do melhor financiamento pode contar com a ajuda dos consultores da Reorganiza, que ajudarão na obtenção do melhor crédito habitação. Tenha em atenção que o Banco poderá propor-lhe financiar a compra de casa mas as condições poderão não ser tão interessantes como as praticadas noutros bancos.

SIMULE SEM COMPROMISSO

2 anos


Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro