Crédito Abatido ao Ativo – O que é?

3
28543
consolidar créditos

Descarregou o seu mapa de créditos do Banco de Portugal e foi confrontado com a informação que tem um crédito abatido ao ativo e não sabe o que significa? Talvez esteja a tentar obter crédito e vê que os bancos não lhe concedem… pois bem, neste artigo vamos explicar-lhe o que significa um crédito abatido e dar-lhe um alerta muito importante.

Uma Classificação Bancária

O crédito abatido ao ativo é um status de entre vários que existem nos mapas de créditos do Banco de Portugal. Se tudo estiver a correr bem, temos um crédito regular. Se está em atraso temos a referência a “crédito vencido”. Se o banco tenta recuperar o crédito em tribunal temos o status “vencido em litígio judicial”. Se, finalmente, o banco desistiu de recuperar o valor em dívida coloca o status de “Crédito Abatido ao Ativo”.

Abater um crédito ao ativo significa que o banco retira esse direito da sua contabilidade. Ou seja, não tem qualquer esperança de vir a obter o dinheiro de volta, o que não invalida que venda o crédito a instituições de cobrança que depois irão procurar por todos os mecanismos ao seu dispor (alguns de legalidade mais duvidosa) recuperar os valores em atraso.

Como Limpar o Nome da Lista Negra?

Se tiver um crédito com esta categorização saiba que só irá limpar o seu nome se pagar o valor em atraso ou se o banco vender este crédito a terceiros (nesta situação o seu nome sai do Banco de Portugal mas o cliente mantém a obrigação de pagar o valor em atraso). Assim, talvez a melhor alternativa seja mesmo procurar negociar com o banco em questão para regularizar esta situação, o que pode passar por fazer um plano de pagamentos.

Um Alerta

Se tem o seu nome “manchado” no mapa de responsabilidades do Banco de Portugal saiba que não poderá ter acesso a crédito, mesmo que existam instituições que lhe dizem que é possível (claro que a troco de uma “pequena” comissão). Na prática, é proibido por lei que tenha acesso a crédito, na medida em que os bancos são obrigados a avaliar a capacidade financeira dos seus clientes. Um crédito em incumprimento é um claro indício de dificuldade financeira, pelo que não pode ter acesso ao crédito.

Avalie este artigo
COMPARTILHAR
Artigo anteriorInvestir – Como estou a ganhar 11.7% ao ano?
Próximo artigoSerá Que Vale a Pena Transferir o Meu Crédito Habitação?
João Morais Barbosa
Iniciou a sua carreira no setor financeiro onde desempenhou funções de analista de ações e gestor de fundos de investimento. Especialização em mercados e ativos financeiros no ISCTE e uma pós-graduação em Análise Financeira no ISEG, curso que lhe conferiu o Certificado Europeu de Analista Financeiro. Fundou a Escola de Finanças Pessoais – sendo co-autor de seis livros nesta temática (Manual das Finanças Pessoais, Manual da Poupança, Como Acabar com as Dívidas Pessoais e Familiares, O meu primeiro livro de Finanças Pessoais e Como ensinar o meu filho a poupar, Viva uma Reforma Feliz). Através da Escola de Finanças Pessoais já formou mais de 5.000 colaboradores de empresas nacionais e internacionais. Tendo sido Diretor-Comercial na DignusCapital, decide criar o seu projeto próprio na área da renegociação e intermediação de crédito, fundando a Reorganiza, empresa onde trabalha atualmente.

3
Deixe um comentário

avatar
2 Comentar tópicos
1 Respostas do Tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
3 Autores de comentários
Cristina MartinsJoão Morais BarbosaManuel Vitorino Autores recentes de comentários
  subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
Manuel Vitorino
Visitante
Manuel Vitorino

Aparecendo essa informação no BdP, sendo falsa, como limpar o nome, mesmo havendo documentos provatórios do pagamento o BdP não tem a obrigação de retirar a informação falsa transmitida pela entidade bancária?

Cristina Martins
Visitante
Cristina Martins

Como funciona esse procedimento quando se está insolvente e é entregue mensalmente ao respetivo administrador, durante o período determinado pelo tribunal, o montante mensal que este determinou?