Crédito Abatido ao Ativo – O que é?

2
27567
consolidar créditos

Descarregou o seu mapa de créditos do Banco de Portugal e foi confrontado com a informação que tem um crédito abatido ao ativo e não sabe o que significa? Talvez esteja a tentar obter crédito e vê que os bancos não lhe concedem… pois bem, neste artigo vamos explicar-lhe o que significa um crédito abatido e dar-lhe um alerta muito importante.

Uma Classificação Bancária

O crédito abatido ao ativo é um status de entre vários que existem nos mapas de créditos do Banco de Portugal. Se tudo estiver a correr bem, temos um crédito regular. Se está em atraso temos a referência a “crédito vencido”. Se o banco tenta recuperar o crédito em tribunal temos o status “vencido em litígio judicial”. Se, finalmente, o banco desistiu de recuperar o valor em dívida coloca o status de “Crédito Abatido ao Ativo”.

Abater um crédito ao ativo significa que o banco retira esse direito da sua contabilidade. Ou seja, não tem qualquer esperança de vir a obter o dinheiro de volta, o que não invalida que venda o crédito a instituições de cobrança que depois irão procurar por todos os mecanismos ao seu dispor (alguns de legalidade mais duvidosa) recuperar os valores em atraso.

Como Limpar o Nome da Lista Negra?

Se tiver um crédito com esta categorização saiba que só irá limpar o seu nome se pagar o valor em atraso ou se o banco vender este crédito a terceiros (nesta situação o seu nome sai do Banco de Portugal mas o cliente mantém a obrigação de pagar o valor em atraso). Assim, talvez a melhor alternativa seja mesmo procurar negociar com o banco em questão para regularizar esta situação, o que pode passar por fazer um plano de pagamentos.

Um Alerta

Se tem o seu nome “manchado” no mapa de responsabilidades do Banco de Portugal saiba que não poderá ter acesso a crédito, mesmo que existam instituições que lhe dizem que é possível (claro que a troco de uma “pequena” comissão). Na prática, é proibido por lei que tenha acesso a crédito, na medida em que os bancos são obrigados a avaliar a capacidade financeira dos seus clientes. Um crédito em incumprimento é um claro indício de dificuldade financeira, pelo que não pode ter acesso ao crédito.

Avalie este artigo
COMPARTILHAR
Artigo anteriorInvestir – Como estou a ganhar 11.7% ao ano?
Próximo artigoSerá Que Vale a Pena Transferir o Meu Crédito Habitação?
João Morais Barbosa
Iniciou a sua carreira no setor financeiro onde desempenhou funções de analista de ações e gestor de fundos de investimento. Especialização em mercados e ativos financeiros no ISCTE e uma pós-graduação em Análise Financeira no ISEG, curso que lhe conferiu o Certificado Europeu de Analista Financeiro. Fundou a Escola de Finanças Pessoais – sendo co-autor de seis livros nesta temática (Manual das Finanças Pessoais, Manual da Poupança, Como Acabar com as Dívidas Pessoais e Familiares, O meu primeiro livro de Finanças Pessoais e Como ensinar o meu filho a poupar, Viva uma Reforma Feliz). Através da Escola de Finanças Pessoais já formou mais de 5.000 colaboradores de empresas nacionais e internacionais. Tendo sido Diretor-Comercial na DignusCapital, decide criar o seu projeto próprio na área da renegociação e intermediação de crédito, fundando a Reorganiza, empresa onde trabalha atualmente.

2 COMENTÁRIOS

  1. Aparecendo essa informação no BdP, sendo falsa, como limpar o nome, mesmo havendo documentos provatórios do pagamento o BdP não tem a obrigação de retirar a informação falsa transmitida pela entidade bancária?

  2. Bom dia

    O Banco de Portugal publica a informação que é comunicada pela instituição financeira. Poderá solicitar junto da instituição que comunica a informação ao banco de Portugal. Em caso de não conseguir por essa via poderá sempre fazer a reclamação no livro de reclamações no Banco onde tem esse incidente ou dirigir-se ao Banco de Portugal e apresentar lá a sua reclamação. No entanto, deverá conseguir resolver o problema junto do banco.

    Cumprimentos

DEIXE UMA RESPOSTA