A palavra Crédito pode ter diferentes significados ou interpretações. Dizer que uma pessoa é digna de crédito é o mesmo dizer que confiamos nela. Aplicado ao setor financeiro, estamos a falar do crédito bancário que mais não é do que uma relação contratual entre duas partes:
- Banco ou instituição financeira;
- Cliente.
Pedir um crédito mais não é do que pedir dinheiro emprestado, antecipando o consumo do futuro para o presente (por contraponto, a poupança é adiar o consumo do presente para o futuro). Para podermos antecipar o consumo é necessário compensar o banco que nos empresta, em forma de juro. A compensação é devida porque:
- Em vez de emprestar o banco pode investir o dinheiro e obter uma remuneração;
- Há risco do cliente não devolver o dinheiro, pelo que o banco se quer proteger. Quanto maior for o risco maior será a taxa de juro do empréstimo
O Crédito é Mau?
Visto desta forma, o crédito nem é bom nem é mau mas é antes uma ferramenta ao dispor das pessoas e das empresas para satisfazer determinada necessidade. Daqui advém que o que torna o crédito bom ou mau é a utilização que a pessoa ou a empresa faz dele:
- Crédito Bom – Um empréstimo que permite reduzir um conjunto de encargos ou satisfazer uma necessidade básica, adaptando o valor da prestação ao orçamento familiar;
- Crédito Mau – Um empréstimo para a satisfação de uma necessidade menos básica (ou mesmo para compra de algo superficial) e cuja prestação não está adequada ao orçamento familiar (taxa de esforço elevada).
Quais as Vantagens de Pedir Crédito
Quem pede dinheiro emprestado está a procurar satisfazer uma necessidade, seja essencial ou seja superficial. Assim, podemos destacar um conjunto de vantagens do crédito:
- Antecipar a satisfação de uma necessidade;
- Realização de investimentos criadores de valor;
- Satisfação de emergências (como despesas de saúde, por exemplo).
É certo que para avaliar se o crédito é bom ou mau tem de conhecer o seu custo e avaliar se a sua utilidade justifica pagar este custo. Em alternativa, poderia poupar o dinheiro durante alguns meses e, depois, fazer a compra a pronto.
O Crédito Tem Desvantagens Que Podem Ser Perigosas
Apesar das vantagens enunciadas, o recurso ao crédito tem também alguns riscos e/ou inconvenientes:
- Obrigatoriedade do pagamento de juros;
- Regras muito restritivas com penalizações graves por incumprimento;
- Potenciação de riscos e de descontrolo financeiro.
A Reorganiza ajuda os seus clientes a poupar dinheiro com os créditos. Seja a fazer um crédito consolidado (reduzir as prestações através da redução da taxa de juro) ou a reduzir as taxas de juro de um novo crédito. Neste processo, alertamos que o recurso ao crédito deve ser muito ponderado para evitar estar a entrar em situações de fragilidade/perigo financeiro. Nunca faça um crédito se desconfiar que não o conseguirá pagar.
Já teve uma má experiência com o crédito? Teve dificuldades em pagar as suas prestações? Partilhe connosco a sua experiência.