Criptomoedas – O Que São?

0
272
Criptomoedas

Sabe o que são as criptomoedas? Se não sabe, prepare-se que cada vez irá ouvir mais vezes esta designação. A revolução digital abrange todos os setores de atividade e afeta-nos em quase todos os campos da vida. Desta forma, não surpreende que também as moedas estejam a ser afetadas por esta nova era.

O Que São Criptomoedas?

De uma forma simples, uma criptomoeda é uma unidade de valor que serve para fazer trocas comerciais e que é criada por códigos informáticos. Esta forma de criar moeda obriga a que se tenha um meio informático para conseguir desencriptar (descodificar) o seu conteúdo e, por conseguinte, saber o seu valor.

Bitcoins Mas Não Só…

A criptomoeda mais conhecida é o bitcoin. Nestes dias temos ouvido falar muito sobre o bitcoin. Uns são fervorosos defensores, outros alertam para os perigos deste tipo de investimento, que tem como principal característica ser uma moeda que não é regulada por um Estado. Para uns isso é uma vantagem, para outros uma desvantagem. O que sabemos é que a valorização do bitcoin, no último ano, é de 1500% e que uma unidade de bitcoin vale mais de 10.000 USD.

Ninguém poderá ter a certeza do futuro do bitcoin, mas há uma regra de ouro que creio que não nos devemos esquecer nestas alturas: investir é uma coisa apostar é outra! Não devemos olhar para estes dados e entrar na lógica do jogo das apostas. Um investimento deve ser sempre feito em concordância com o nosso perfil. Se não temos os conhecimentos necessários, não devemos investir. Se não queremos correr riscos, não procuremos produtos com elevados níveis de incerteza.

Temos de respeitar quem nós somos e não embarcarmos em euforias. O histórico mostra que estas modas costumam acabar mal. É evidente que algumas pessoas já ganharam muito dinheiro com este investimento, mas lembre-se que não há nada que dure para sempre e que dê para todos ganharem.

Nota: Adaptado de crónica no Jornal Destak

Avalie este artigo

Deixe um comentário

avatar
  subscrever  
Notificação de