Empréstimos P2P valem a pena?

Investir

Empréstimos P2P valem a pena?

2 min Partilhar 29 de Março, 2019

Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type
Investimentos

Quem nos acompanha sabe que somos adeptos de plataformas de investimento que possam representar uma inovação face às instituições financeiras. Temos mostrado a evolução do nosso investimento em diversas plataformas, como a Mintos, a ViaInvest ou a Gruppeer. No entanto, neste artigo vamos falar-lhe da experiência do Renato do site Mais-valias.

Mintos

O desempenho do Renato na Mintos foi de 10.75% em 2018, numa carteira que se caracteriza por ter empréstimos de prazos curtos (menos de 12 meses) e fundamentalmente em empréstimos pessoais e de curto prazo. Pelo que acompanhamos deste site cuja leitura recomendamos a experiência na Mintos tem sido equivalente à nossa, talvez um pouco mais cautelosa (por exemplo, não temos colocado ainda restrições no prazo, tendo prazos médios mais alargados).

Raize

A experiência do Renato na Raize deve ser mais antiga do que a nossa mas as conclusões são semelhante. Se nós estamos a cortar os nossos investimentos nesta plataforma de P2P (inclusivamente vendendo créditos com taxas mais baixas ou pesos mais elevados) o Renato depois de algum tempo a desinvestir voltou a ligar o seu tracker. Felizmente está com uma taxa de retorno mais elevada do que nós. O que temos visto é que as taxas de juro dos novos créditos têm caído bastante, pelo que vamos fechar em breve a nossa conta nesta plataforma e desviar o investimento para outras plataformas.

ViaInvest

A ViaInvest é outra plataforma onde temos uma conta aberta e onde estamos a investir, com taxas de juro interessantes. O Mais-valias começou a seguir esta plataforma em Março e está com uma taxa atual de 11%. Como referimos aqui, sugerimos que se desejar seguir este caminho que invista um valor baixo até que ganhe confiança. O Renato investiu €150 e está a experimentar.

Como pode constatar, existem algumas boas experiências com as plataformas de empréstimos P2P mas é importante que tenha sempre em mente que nenhum de nós faz uma recomendação de investimento. Assim, deverá estar consciente dos riscos de capital e ler as condições de cada plataforma e só investir se conhecer bem o que está a fazer. Caso contrário não invista…



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá, sou o João, em que posso ajudar?

Outros