SIMULE AQUI SEM COMPROMISSO O SEU CRÉDITO HABITAÇÃO

SIMULE AQUI SEM COMPROMISSO O SEU CRÉDITO HABITAÇÃO

Estou Insolvente – Posso Pedir Crédito?

Crédito Finanças Pessoais

Estou Insolvente – Posso Pedir Crédito?

2 min Partilhar 19 de Abril, 2016

Search
Generic filters
Exact matches only
dificuldades

A pergunta formulada pode parecer não fazer muito sentido. No entanto, são sucessivos os casos de pessoas insolventes que pedem ajuda à Reorganiza para ter acesso ao crédito. Neste artigo vamos falar-lhe um pouco sobre o Estado de Insolvência e sobre pedir crédito, esperando com esta discussão evitar algumas burlas e problemas.

O Que Significa Estar Insolvente?

Quando falamos do estado de insolvência pessoal estamos a falar de uma decisão judicial. Um juiz terá de decretar que a pessoa está insolvente. E se está insolvente terá de perceber todas as implicações deste estado bem como, na raiz, perceber o que o levou a este estado. Em última análise, se continuar com dúvidas deverá questionar o seu advogado que melhor do que ninguém lhe poderá dar todas as explicações necessárias.

Uma pessoa que foi declarada insolvente é uma pessoa que não consegue cumprir com os seus compromissos financeiros do passado. Atenção que a insolvência não acontece apenas aos outros. Basta ver que a realidade do país mudou imenso e que muitas pessoas que tinham as suas vidas controladas (no sentido financeiro do termo) acabaram por ter mudanças expressivas como as provocadas pelo desemprego ou pelas medidas de austeridade do passado.

Simule já

Estar Insolvente Significa Que:

  • Não pode pedir crédito!
  • Tem a vida controlada durante alguns anos;
  • Tem de viver com o mínimo indispensável para garantir a sua qualidade de vida.

Como Resolvo os Meus Problemas Financeiros?

A insolvência é uma forma de reduzir os seus problemas financeiros. É certo que terá a vida controlada durante cinco anos e que não poderá assumir compromissos financeiros de maior… no entanto, é uma solução para resolver um problema na sua raiz. Restará, no entanto, procurar retirar lições a aprender com os erros do passado, para que quando se verificar (se se verificar) a exoneração do passivo restante possa começar de novo.

Por Que Precisa de Um Novo Crédito?

É preocupante mas muitas pessoas insolventes pedem ajuda à Reorganiza para ter acesso ao crédito. E é preocupante pois ainda não perceberam o real significado de estar insolvente e porque não aprenderam com os erros. A essas pessoas alertamos que a insolvência deve ser uma oportunidade de mudar de vida… não que o crédito seja errado… mas porque o crédito deve ser utilizado de forma responsável e com critério. Voltamos a repetir que se está insolvente não pode (nem devia querer) pedir crédito.

Se está insolvente tem de se reduzir ao essencial. Se precisa de algum consumo urgente deverá pedir ajuda a familiares e amigos… mas antes, deverá refletir se esse consumo é mesmo urgente e prioritário… ou se pode esperar algum tempo antes de o realizar.

SIMULE SEM COMPROMISSO

2 anos
Declaro que aceito os Termos e Condições e a Políticas de Proteção de Dados. Aceito que os meus dados pessoais sejam processados pela Reorganiza no âmbito da atividade de concessão de Crédito e do respetivo Regime Jurídico.
Gostaria de receber a newsletter da Reorganiza no meu email.
Aceito ser contactado pela Reorganiza para aconselhamento em outras formas de poupança (Seguros e Produtos e Aforro).


Comments (35)
  1. fiLorena maria gaspar araujo Reply

    Preciso pedir emprestimo urgente

  2. carla Reply

    Este artigo parte do pressuposto que o insolvente errou… Nem sempre é assim… Muitas vezes o insolvente não contraiu nenhum crédito… apenas deu o seu aval…

    1. João Barbosa Reply

      Olá Carla

      Tem alguma razão. Apesar de não partirmos desse princípio, assumimos sempre que existem erros que podiam (ou não) ser evitados.

      Dito isto, “apenas” dar o aval é um grande erro. O aval e a fiança são responsabilidades demasiado exigentes para serem tomadas como temos vindo a tomar nos últimos anos

      Obrigado
      João

      1. carla Reply

        Há situações pessoais muito complicadas… As situações são sempre mais ricas do que aquilo que se consegue prever…

      2. paula batista Reply

        Tenho uma divida no banco de portugal vontrsida em 2009 e nso sei do que se trata

  3. Carlos alberto carvalho da eira Reply

    Estou a um ano e meio com um terço do vencimento penhorado, e ainda falta tres anos e meio, mas ja me tiraram perto de 10000€ e sou me descontaram 7000€, achou que me estao ficar com muito dinheiro, gostaria que me esclarecerem, obgd

    1. João Barbosa Reply

      Bom dia

      Essas contas todas são feitas pelo agente de execução. No momento da penhora terá recebido documentos com os contactos. Poderá fazer essa e outras questões.

      Cumprimentos

      1. Maria Almeida Reply

        O meu administrador de insolvência enviou me uma notificação a dizer que para encerrar o processo de insolvência faltariam 1.600 euros. Eu liguei hoje para liquidar e ele disse que afinal se enganou e são 10.000.
        10 mil euros passados 5 anos?! Alguma coisa aqui me está a escapar e não tenho quem me ajude 😢

        1. João Barbosa Reply

          Boa tarde

          Peça-lhe a informação detalhada para que seja possível analisar a situação.

          Cumprimentos

  4. Gonçalo Pais Reply

    E após acabar o período da insolvência? Qdo é q é possível voltar a pedir crédito? Obrigado

    1. João Barbosa Reply

      Boa tarde
      Depois ficará ao critério dos Bancos. Não existe nada que o impeça.
      Cumprimentos

      1. Isabel Reply

        Boa tarde, desde 2011 que estou insolvente pelo fato do processo só ter encerrado após 5 anos. Neste momento não aparecem quaisquer valores no meu mapa de responsabilidades do BP, o que significa isto? Apenas aparece o início e o fim de cada situação. Se significa que as dividas encerraram continuo insolvente? Obrigada desde já.

        1. João Barbosa Reply

          Boa tarde

          Se o seu mapa está em branco significa que deverá ter tido a exoneração do passivo restante. Por outras palavras, o perdão das dívidas que existiam no final do período.

        2. Filipa Reply

          Boa noite,
          Gostaria de esclarecer uma situacao. No incio é feito o despacho incial da exoneração.
          No momento que termina a insolvencia, ainda se tem de aguardar que seja feito o despacho final da exoneracao do passivo restante? Sabe o tempo que pode demorar? Muito obrigado se me poder esclarecer

          1. João Barbosa

            Bom dia

            Para estas questões mais técnicas / aconselhamento, sugerimos que consulte um advogado da sua confiança.

            Cumprimentos

    2. Pedro Vale Reply

      Boa tarde , estive insolvente o despacho final foi em julho do ano passado com exoneração do passivo , no mapa de responsabilidades já não consta nada , tinho um carro velho com muitos problemas tenho gasto muito dinheiro gostaria de pedir um crédito até 10,000 euros mas já fiz vários pedidos de crédito on-line e sempre são recusados , eu já ouvi dizer que as empresas de crédito cruzam dados e já pensei em pedir o apagamento dos meus dados para assim tentar conseguir começar de novo porque realmente um automóvel faz me muita falta por via de ter dois empregos e preciso me deslocar . Se a ideia de acabou a insolvência Já posso voltar ao mercado não me parece ser verdade .

  5. José Soares Reply

    Estive insolvente já passaram os 5 anos e tive exoneração passivo restante aprovado, já findou em outubro ano passado, agora pretendia comprar casa! Posso pedir financiamento ao Banco ou nunca mais poderei ter crédito mesmo para habitação
    Obrigado

    1. João Barbosa Reply

      Bom dia

      Nada o impedirá de pedir um novo crédito. Depois dependerá dos critérios de risco de cada banco.

      Cumprimentos

  6. Gualter Fernandes Reply

    Boa tarde. Estou em incumprimento com algumas financeiras, visto estar desempregado sem subsidio.
    Quais os passos para pedir insolvência?!
    O que posso fazer para não sair tão “prejudicado”?!

    1. João Barbosa Reply

      Bom dia

      Para pedir a insolvência, deverá contactar um advogado para o efeito. Pode ser possível pedir apoio judicial para evitar os custos associados.

      Tenha em mente que a insolvência pode não ser a melhor solução. Ou seja, informe-se dos prós e contras dessa solução. Por exemplo, para pedir a insolvência necessitará de ter um rendimento mensal, o que parece inviabilizar o pedido.

      Uma ideia adicional passa por analisar no contrato com a financeira se terá contratado o seguro de proteção ao crédito. Nesse caso, a seguradora pagará as suas prestações durante algum tempo.

      Boa sorte

  7. António Reply

    Bom dia. Em caso de insolvência desde 2014, quando já não há dívidas em mapa de responsabilidades do Banco de Portugal, e visto que a contagem da dívida só começou em 2017, p.ex., é possível pedir antecipação do fecho da exoneração do passivo restante? E quanto tempo demorar o tribunal a decretar esse fecho?

  8. Miguel Reply

    Ola na sua opinião depois de terminada a insolvência quais as probabilidades de um banco dar crédito habitação pois sei que muitas vezes os bancos continuam com informação negativa a nosso respeito ou toda a nossa informação e apagada e podemos começar de novo obrigado

    1. João Barbosa Reply

      Bom dia

      Não tem por que ter o acesso ao crédito impossibilitado. Poderá ser provavel que sejam exigidas outras garantias, mas nada impede de ter crédito.

      Cumprimentos

  9. Alves Reply

    Boas a minha insolvencia acaba em Outubro e depois gostaria de pedir crédito habitação na sua experiência os bancos dão crédito pois tenho lido que algumas pessoas não mais conseguiram crédito desde o fecho da insolvencia

    1. João Barbosa Reply

      Boa tarde

      Nada o impede. No entanto, existirá um critério muito mais apertado nestas situações.

      Na altura, queira por favor contactar-nos que teremos todo o gosto em apoiar

      Cumprimentos

  10. Ricardo Augusto Reply

    Boa Noite , a minha insolvencia acabou em Outubro 2021 com exoneração do passivo restante com o despacho final do Juiz.
    Tenho o nome limpo no Mapa de Responsabilidades,sei que neste momento tenho todas as condições de contrair um crédito,
    Neste momento necessito de um crédito automóvel e todos os que solicitei foram recusados,mas após a exoneração não é concebida uma segunda oportunidade?!
    Solicito a sua ajuda.
    Muito Obrigado

    1. João Morais Barbosa Reply

      Bom dia

      Os bancos podem ter acesso à informação de que esteve insolvente, o que acabará por pesar na decisão de risco. Poderemos tentar avaliar o seu caso junto dos nossos parceiros.

      Queria por favor enviar informação para info@reorganiza.pt

  11. Bruno Viegas Reply

    tive uma insolvência pessoal que só me foi exonerado o passivo restante em outubro de 2021 embora a cessão a fiduciária foi até novembro de 2019 quanto tempo tenho que esperar para pedir um crédito visto que não sou devedor mas o meu banco diz para esperar mais um tempo gostaria de saber mais acerca do assunto

  12. Maria Costa Reply

    Boa noite! Estou insolvente há sensivelmente 2 meses, entrentanto fui promovida e passarei a receber mais, tendo em conta que tudo que for acima do salário mínimo é totalmente bloqueado pelo administrador da insolvência, queria saber se posso pedir a empresa para efetuar o meu pagamento salarial em cheque. O tribunal pode se opôr a essa decisão e me obrigar a apresantar o meu salário na conta corrente todo o mês ? Obrigada

    1. João Morais Barbosa Reply

      Boa tarde

      A ideia da insolvência é que a pessoa tente pagar os seus créditos com o capital que vai tendo disponível e, no final, poder ter o perdão da dívida restante. Deste modo, esse comportamento desvirtua o processo e, caso seja possível, poderá prejudicar bastante. Por estes motivos, sugerimos que o evite.

      Cumprimentos

  13. Odete Prazeres Castanheira Reply

    Agradeço informação sobre insolvência.
    Despacho do tribunal, terminus. No mapa de responsabilidades do banco de Portugal já não consta nenhum registo de incumprimento. Preciso urgentemente de 1500€ pois fui vítima de fraude na internet. Já tentei fazer um empréstimo na CGD e não aceitam. Podem informar o porquê?
    Atenciosamente

  14. Gonçalo Mota Reply

    Boa noite acabei de pedir um crédito depois da minha insolvência,foi recusado e disseram que só daqui a un 4 anos é que poderei fazer crédito! Poderiam-me esclarecer visto que já fui perdoádo de todas as dívidas!!

    1. João Morais Barbosa Reply

      Boa tarde
      Poderá submeter o seu pedido nos nossos simuladores e um consultor entrará em contacto logo que possível
      Obrigado

  15. Luís Freire Reply

    Bom dia a mais de três anos que findou o meu processo de insolvência porém não consigo obter crédito pessoal não era suposto o recomeço da minha situação financeira com o mome limpo?

    1. João Morais Barbosa Reply

      Bom dia

      A resposta depende de inúmeros fatores. Talvez não seja possível nos bancos que perderam dinheiro com a insolvência, pois esses têm os seus registos. No entanto, poderá tentar noutros bancos.

      Cumprimentos


Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro