O Que é a FIN?

0
403
FIN

A relação bancária tem muitos nomes e siglas que queremos esclarecer aqui no portal da Reorganiza. Por vezes, tantos nomes trazem confusão e por isso o Banco de Portugal obrigou à criação da FIN. Mas o que é?

Ficha de Informação Normalizada (FIN)

A FIN é uma sigla para a Ficha de Informação Normalizada. Este documento é fundamental e é exigido que conheça toda a informação que está contida no momento em que lhe é apresentada uma proposta de financiamento. Isto quer dizer que sempre que assina um contrato tem acesso a esta informação, que deverá ler com cautela (por algum motivo não lemos todos os contratos… serão as letras pequenas?).

Qual a Informação Contida na FIN

A FIN resume o conjunto de direitos e deveres na relação entre uma instituição financeira e o seu cliente. De forma geral, deve conter:

  • Identificação do cliente;
  • Características do contrato de crédito;
  • Comissões de demais custos associados ao contrato;
  • Prazo;
  • Informações específicas

Se Não Perceber… Não Assine

Chamamos sempre a atenção para a necessidade de apenas assinar aquilo que percebemos. Se não sabemos ou se temos dúvidas, temos de perguntar. Não é vergonha. Ninguém nasce ensinado. Temos de perguntar para evitar problemas mais à frente. E nunca esquecer que o gestor de conta é um comercial… assim, se existir a oportunidade de lhe colocar um crédito pessoal ou outro tipo de produto, irá fazê-lo.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorComo Escolher um Seguro de Saúde
Próximo artigo4 Compromissos Financeiros Antes do Verão
Iniciou a sua carreira no setor financeiro onde desempenhou funções de analista de ações e gestor de fundos de investimento. Especialização em mercados e ativos financeiros no ISCTE e uma pós-graduação em Análise Financeira no ISEG, curso que lhe conferiu o Certificado Europeu de Analista Financeiro. Fundou a Escola de Finanças Pessoais – sendo co-autor de seis livros nesta temática (Manual das Finanças Pessoais, Manual da Poupança, Como Acabar com as Dívidas Pessoais e Familiares, O meu primeiro livro de Finanças Pessoais e Como ensinar o meu filho a poupar, Viva uma Reforma Feliz). Através da Escola de Finanças Pessoais já formou mais de 5.000 colaboradores de empresas nacionais e internacionais. Tendo sido Diretor-Comercial na DignusCapital, decide criar o seu projeto próprio na área da renegociação e intermediação de crédito, fundando a Reorganiza, empresa onde trabalha atualmente.

DEIXE UMA RESPOSTA

*

code