Mini Guia para Poupar Dinheiro

Poupar Dinheiro

Mini Guia para Poupar Dinheiro

3 min Partilhar 7 de Novembro, 2014

Search
Generic filters
Exact matches only
poupar dinheiro

O objectivo de poupança não se deve basear apenas na capacidade de cada pessoa conseguir manter o seu nível de vida com menos dinheiro, mas sim conseguir criar condições para que através da poupança consiga atingir todos os seus objectivos pessoais e familiares. Conseguir gerir o dinheiro e estabelecer metas de poupança capazes de garantir as próximas férias em família, a educação dos seus filhos, a sua reforma ou até aquela compra necessária que até então não tem conseguido concretizar, não é tarefa simples.

Todos Temos a Capacidade para Poupar Dinheiro

Todos nós precisamos de concretizar estes objectivos com os rendimentos que possuímos. Esta é a verdade…

Podemos pensar que nem todas as pessoas nascem com a capacidade para poupar dinheiro e que até mesmo as pessoas que ganham bom dinheiro não conseguem poupar se não possuírem tais capacidades. De igual modo, o segredo também não está em gastar menos ou cortar nas despesas essenciais, como por exemplo a alimentação, mas sim em como consegue gerir o dinheiro que ganha e quanto consegue poupar todos os meses.

Cada vez mais considera-se que a capacidade para poupar dinheiro é meramente psicológica e o treino das capacidades psicológicas é meio caminho para o sucesso das finanças pessoais.

Poupar Dinheiro a Sério

Todas as propostas para poupar dinheiro são válidas e algumas até possuem muito mais benefícios do que somente poupar dinheiro. Um exemplo, é a partilha de automóvel entre vizinhos para o caminho do emprego, não só permitirá poupar dinheiro como ainda estará a contribuir para uma melhor utilização dos recursos e do ambiente.

Poupar dinheiro, significa possuir força psicológica e motivadora para o fazer. Nem sempre temos essa força e, por vezes, em determinado mês estamos a 100% de força de poupança e outros meses temos apenas 30% dessa mesma força. Assim sendo, poupar dinheiro é possuir algo que o incentive e o motive para o fazer ou simplesmente, criar condições para que a poupança aconteça.

Então, o segredo para poupar dinheiro prende-se com a criação de um objectivo de poupança e criar condições para que esse objectivo realmente aconteça. Existem três simples passos que o permitirão poupar dinheiro sem que necessite de perder o seu tempo a analisar as suas despesas e receitas e encontrar onde poderá poupar mais alguns euros todos os meses. Veja como:

consolidar creditos

Porquê e Para Quê Poupar Dinheiro?

Saber exatamente o porquê e para quê precisa de poupar permitirá estabelecer objectivos. Se precisa de poupar para a educação dos seus filhos ou para a sua reforma sabe que se trata de um objectivo de longo prazo.

De igual modo, se pretende poupar para comprar determinado electrodoméstico para a sua casa estará a estabelecer um objectivo de curto ou médio prazo. Assim sendo, escreva os seus objectivos num papel incluindo quanto dinheiro precisa para concretizar cada um deles e decida quanto necessita de guardar todos os meses para os concretizar.

Alguns objectivos poderão significar uma contribuição pesada para o seu orçamento mensal, no entanto, não desista e comece a poupar para esses objectivos nem que seja com uma contribuição pequena todos os meses e assim irá sentir incentivo para aumentar a sua contribuição sempre que possuir uma mais disponibilidade financeira.

Abra uma Conta para cada Objetivo

Agora que já sabe quais os seus objectivos necessita de abrir uma conta para guardar as suas contribuições mensais para cada objectivo. Terá que ter atenção que cada objectivo possui características que determinam o tipo de conta que necessita de abrir, como por exemplo:

  • Objectivo de curto prazo – Deverá optar por uma conta que possua igualmente um prazo curto e que permita alguma rentabilidade e reforços mensais;
  • Objectivo Médio e Longo Prazo – Deverá optar por contas que possuam características que se enquadram no seu objectivo, como por exemplo, uma conta poupança reforma para o objectivo de reforma ou uma conta poupança educação para a educação dos seus filhos.

No entanto, deverá ter sempre presente que necessita de uma conta que permitam uma contribuição mensal para que possa realmente atingir os objectivos. Procure uma conta que não tenha comissões associadas. Se quiser saber qual a melhor conta para o seu caso concreto sugerimos que leia a nossa análise a 8 bancos, análise que lhe mostra qual a melhor conta à ordem do mercado.

Torne Tudo Automático

Agora que sabe o tipo de conta que quer e os objectivos de poupança que possui vá ao seu banco e conheça as características de cada conta e apenas aceite contas que permitam automatizar as suas poupanças

Assim sempre que receber o seu salário ou depositar os rendimentos do seu trabalho irá efetuar a contribuição, em primeiro lugar para os seus objectivos e não irá correr o risco de estar num mês de pouca propensão para a poupança. Automatizar significa poupar sempre a 100% para os seus objectivos.

Será que é Impossível?

Partilhe as suas opiniões connosco e com os seus leitores. É possível poupar dinheiro? Ou é mesmo impossível? Já tentou?



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro