Leasing – Os Conceitos Gerais

Crédito

Leasing – Os Conceitos Gerais

2 min Partilhar 23 de Fevereiro, 2018

Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type
Leasing

A opção por um leasing é muito comum, especialmente quando falamos na compra de um automóvel. Por norma, surge a par do crédito pessoal ou do crédito automóvel, cada qual com as suas vantagens e desvantagens. Sendo algo comum, queremos abordar os principais conceitos em torno deste produto de modo a esclarecer algumas dúvidas que existam.

Definição de Leasing

O leasing ou locação financeira consiste numa modalidade de financiamento através da qual o locador (empresa de leasing), concede ao seu cliente (locatário), de acordo com as suas instruções, um bem móvel ou imóvel, mediante o pagamento de uma renda, por determinado prazo, ficando o cliente com uma opção de compra no final do mesmo prazo, perante o pagamento de valor residual.

Logo, está claro que em linguagem corrente, um leasing não é nada mais senão um contrato de arrendamento com opção de compra no final, onde estão estipuladas as rendas e o valor da venda, com a particularidade de durante a vigência do contrato de leasing as viaturas são propriedade da entidade financeira.

O Leasing Permite Duas Opções no Final do Contrato

  • Devolver a viatura à empresa de locação financeira;
  • Exercer o direito de opção de compra, adquirindo a viatura mediante o pagamento do respectivo valor residual pré-estabelecido no acordo de locação financeira.

Actualmente, já é possível efectuar leasing por prazos bastantes superiores aos prazos legalmente definidos de vida útil do bem a adquirir. No exemplo de um leasing automóvel é possível contrair financiamento por prazos até 96 meses com alguma facilidade.

Mesmo no que concerne ao valor do financiamento é possível financiar o bem adquirir até 100% (semelhante aos contratos de crédito pessoal) e ainda, com alguma regularidade e com o objectivo de amenizar o peso da renda é possível contratar um leasing com valor residual até 30% do capital financiado.

Elementos Fundamentais de um Contrato de Leasing

  • Montante do financiamento;
  • Duração do contrato;
  • Valor da opção de compra;
  • Valor das rendas.

A Quem Se Destina o Leasing

  • Empresas;
  • Empresários em nome individual;
  • Profissionais liberais;
  • Particulares.

Principais Característica Contratuais

  • O contrato de locação financeira assume a forma de documento particular;
  • É necessário o reconhecimento notarial presencial das assinaturas das partes no caso dos imóveis;
  • Os bens móveis e imóveis sujeitos a registo deverão ser inscritos nas conservatórias competentes, donde constará a locadora como proprietária e o cliente como locatário.

Dicas Úteis Para o Seu Leasing

Na generalidade das operações de leasing, apenas poderá obter alguns benefícios na negociação da taxa de juro associada sendo que os restantes parâmetros são intervalos de opção. Assim sendo, mesmo com a possibilidade de optar por um valor residual superior e assim assegurar uma menor prestação, a poupança em termos de juros só é possível obter na negociação da taxa de juro e na aceitação do valor residual mínimo.

As despesas com a contratação poderão variar de acordo com a politica de cada banco. No entanto, estas existem e deverão ser objecto de análise comparativa.

É muito comum. para além, do seguro de danos próprios automóvel, os bancos solicitarem a subscrição de outros produtos, como por exemplo, Seguro de Vida ou Protecção Desemprego. Nestes casos o cliente deverá analisar o impacto de tais produtos na prestação mensal.

O Crédito Pessoal é Uma Alternativa ao Leasing

Caso não tenha ficado convencido sobre as vantagens do Leasing sugerimos que consulte os nossos artigos “Crédito Pessoal Mais Barato” e “Crédito Pessoal – O que precisa de saber“. Poderá também fazer a sua simulação de crédito pessoal com a Reorganiza e ver se a prestação se enquadra com o seu orçamento familiar.



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá, sou o João, em que posso ajudar?

Outros