Lista Negra do Banco de Portugal – O que saber

Crédito Finanças Pessoais

Lista Negra do Banco de Portugal – O que saber

2 min Partilhar 10 de Abril, 2015

Search
Generic filters
Exact matches only
lista negra do banco de portugal

Com grande probabilidade já ouviu falar da Lista Negra do Banco de Portugal. Na prática, esta lista não é negra nem de outra cor. É sim uma listagem dos seus créditos e das suas características. Veja aqui como consultar a sua lista do Banco de Portugal e como a interpretar.

Central de Responsabilidades de Crédito

A listagem de créditos tem o nome de Central de Responsabilidades de Crédito (para ter acesso basta ter o seu número de contribuinte e a sua senha de acesso ao portal das finanças). Não é mais do que uma base de dados de todos os créditos que uma pessoa tem ou que poderá vir a ter. Assim, constam desta lista:

  • Créditos Regulares – Crédito Pessoal, Cartão de Crédito, Crédito Habitação;
  • Créditos Potenciais – Resultantes de Fiança ou aval e plafonds de crédito disponíveis.

Dica: Envie-nos a sua lista do Banco de Portugal (info@reorganiza.pt) para que possamos fazer um diagnóstico financeiro grautito. Veja os caminhos a seguir para limpar o seu nome a para baixar as suas prestações financeiras.

Todos os Créditos Estão na Lista Negra do Banco de Portugal

Todos os créditos que tem, regulares ou potenciais, são carregados nesta base de dados. E isto acontece mesmo que nunca tenha falhado uma prestação ou que nunca tenha tido um incumprimento.

Na prática, o que torna a lista negra é o incumprimento e o atraso nas prestações, daí que seja obrigatório tentar manter o seu “nome limpo”, o que é possível com diversas estratégias, como sendo:

Para que Serve a Lista Negra do Banco de Portugal

Contrariamente ao que muitas pessoas pensam, as instituições financeiras fazem uma avaliação de crédito, por vezes muito rigorosa. Se é verdade que no passado assistimos a alguma descontração na análise, hoje em dia não é possível dar crédito a clientes bancários que tenham:

  • Incumprimentos na lista do Banco de Portugal;
  • Elevada taxa de esforço;
  • Desemprego.

A lista do Banco de Portugal é mais uma ferramenta que permite fazer a avaliação de risco do cliente. Saiba que todas as instituições financeiras e as consultoras de crédito credíveis irão solicitar esta informação. Se lhe garantirem uma pré-aprovação de um crédito sem antes ter enviado esta lista… saiba que irá ser enganado!

Tenho o Nome na Lista Negra do Banco de Portugal. O que fazer?

Se tem algum incumprimento ou atraso de prestações deverá procurar regularizar a situação o mais rapidamente possível. Para o ajudar, sugerimos que leia o nosso artigo “Como Sair da Lista Negra do Banco de Portugal”, onde lhe apresentamos as estratégias desenvolvidas pela Reorganiza. Aliás, estas estratégias possibilitam poupanças expressivas aos nossos clientes, ao mesmo tempo que regularizam a sua situação de crédito.



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro