Skip to main content
search

Procura os melhores cuidados de saúde mas não quer o compromisso financeiro de um seguro de saúde? Já conhece as vantagens dos planos de saúde e quer saber qual o melhor plano para si? Neste artigo vamos falar um pouco das vantagens e das desvantagens dos planos de saúde para que possa decidir como melhor cuidar da sua saúde.

O que é um plano de saúde?

Um plano de saúde funciona como um cartão de descontos numa rede de prestadores de cuidados de saúde e de bem-estar. Ao contratar um plano de saúde estará a beneficiar do poder negocial de uma companhia de seguros para lhe proporcionar o acesso a:

  • Consultas, exames e tratamentos a preços convencionados (portanto, com descontos);
  • Rede de parceiros como óticas, ginásios ou nutricionistas;
  • Médico ao domicílio;
  • Linha de apoio médico 24 horas.

Quando escolher um plano de saúde?

A escolha entre o plano de saúde e o seguro de saúde faz-se tendo em conta alguns critérios, sendo dois os principais:

  1. Preço, pois os planos de saúde são bastante mais baratos do que os seguros de saúde;
  2. Cuidados de saúde que pretende, sendo a escolha do plano de saúde mais adequada a quem procure apenas consultas, tratamentos ou exames numa rede de prestadores específica.

Quais as vantagens dos planos de saúde?

  • Acesso imediato – Ao contratar o seu plano de saúde, pode começar desde logo a usar os descontos contratados, não tendo períodos de carência, como o caso dos seguros de saúde;
  • Franquias – Os seguros de saúde costumam ter franquias associadas ao passo que os planos de saúde não têm. É um facto que as franquias são mais baixas do que o preço que paga no plano de saúde, mas é tudo uma questão de fazer contas;
  • Pré-existências – O plano de saúde não obriga a qualquer formalidade médica, sendo que no caso dos seguros tem de preencher um questionário médico, podendo ter exclusões ou mesmo a recusa de acesso.
  • Limites de utilização – As coberturas do seguro de saúde contemplam um montante máximo de utilização. Passado esse montante o cliente passa a ter acesso aos preços convencionados, como se de um plano de saúde se tratasse.
  • Limites de idade – O plano não tem limite de idade de adesão nem de permanência. Se estiver a considerar contratar o seguro, tenha em mente as idades limites para contratar e a idade a partir da qual o “convidariam” a sair.
  • Evolução do preço – O preço do plano de saúde tende a ser constante ao longo da idade ao passo que o preço do seguro aumenta todos os anos, dado que a probabilidade de sinistro com custo para a companhia aumenta com a idade.

Qual o melhor plano de saúde?

Existem diversos prestadores de planos de saúde, mais até do que aqueles que nos permitem ter um seguro de saúde. Os principais planos de saúde serão:

  • Saúde Prime – Pode optar por modalidades distintas, com coberturas e preços distintos. Neste caso, pode fazer um plano de saúde oral, com oferta de atos médicos e consultas de urgência gratuitas, um plano de saúde sem limites, exclusões e carências ou um seguro de saúde tradicional.
  • Multicare – Um programa da Fidelidade, que tem coberturas diversas. Por exemplo, pode ter oferta de um check-up anual gratuito, um programa que recompensa a adoção de hábitos de vida saudável ou consultas de saúde mental, medicina dentária ou acesso a rede de terapêuticas não convencionais.
  • Wells – Com a Wells, pode ter acesso a um plano de saúde gratuito, com o mesmo acesso a uma rede de parceiros a preços convencionados, bastando para tal ter acesso ao cartão continente. As restantes ofertas são já no âmbito dos seguros, sendo que os preços são mais convidativos mas as coberturas são inferiores aos seguros de saúde tradicionais.
  • Médis – A Médis também tem a sua oferta de planos de saúde, podendo combinar (com preços mais interessantes) a cobertura médica com a medicina oral. De notar que a Médis apresenta os seus planos como sendo seguros de saúde.

Existem bastantes mais prestadores, desde os associados aos bancos ou aqueles de alguns prestadores, como sejam o Plano CUF. Na prática, tudo andando em torno de descontos e preços convencionados. A diferenciação faz-se pelo preço cobrado e pelos descontos de quantidade, pois se acrescentar o seu agregado pode ficar bastante mais barato.

Está preocupado com os custos de hospitalização?

Que tal apresentarmos uma outra alternativa, que concilia as vantagens dos planos de saúde com a cobertura de hospitalização? Na prática, se contratar um seguro de saúde com cobertura exclusiva de hospitalização, tem um capital coberto em caso de vir a ser hospitalizado (cirurgias, internamentos e afins) e o acesso aos preços convencionados dos seguros. Na prática, faz um plano de saúde com cobertura de hospitalização, sendo que o investimento não dispara por aí além.

Ainda tem dúvidas sobre o melhor plano de saúde?

Quando se trata da saúde, todos os cuidados são poucos. Caso ainda tenha dúvidas, os nossos consultores ficam ao seu dispor para qualquer esclarecimento. Pode acontecer que esteja a correr alguma campanha que seja vantajosa para proteger a sua saúde. Por que não consultar-nos? E adiantando, por que não conhecer as diferenças entre um seguro e um plano de saúde?

Simule já o valor do seu Crédito Habitação sem compromisso

Simule já
Seguro de Saúde

Acesso rápido e cómodo aos melhores cuidados médicos do mercado.

Garanta um acesso rápido e cómodo aos cuidados médicos mais básicos, ou complexos.

Pedir Simulação
telefone
calculadora