Manual das Finanças Pessoais

O Manual das Finanças Pessoais (MFP) foi um livro escrito e publicados alguns meses antes da intervenção financeira da Troika. Publicado em Fevereiro de 2011, surge como resultado dos estudos no âmbito da Pós-Graduação em Análise Financeira no Instituto Superior de Economia e Gestão em Lisboa, curso que deu a um dos seus autores o Certificado Europeu de Analista Financeiro.

Sendo um livro com bastante profundidade teórica é escrito numa linguagem acessível à maioria das pessoas, pois beneficia da experiência de formação dos seus autores a pessoas de diversos extratos económicos e sociais.

O livro está dividido em das grandes áreas:

  • Organização das Finanças Pessoais;
  • Investimentos.

No campo da Organização das Finanças Pessoais, procura abarcar os conhecimentos necessários à identificação do ponto de partida da pessoa para um caminho de redução do endividamento e verdadeira independência financeira. Deste modo, aborda temas como a identificação do Balanço Financeiro, a construção do orçamento familiar e as várias estratégias de redução do endividamento (amortização progressiva dos créditos, consolidação de créditos). Procura também trazer ideias de poupança e redução de custos e educação financeira das crianças e jovens.

O campo dos Investimentos visa abordar todos os conhecimentos para a formulação de uma estratégia de investimento. Começa aprofundando temas como o Horizonte Temporal do Investimento e o Perfil de Risco, à definição de riscos e oportunidades nas diversas classes de ativos e a evolução do investimento ao longo do tempo. Por fim, traz à discussão temas no contexto das finanças comportamentais e gestão do risco, fatores fundamentais para o sucesso e consistência de investimento ao longo do tempo.

Saiba mais aqui…



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro