Nos Investimentos o Seu Gestor de Conta Não é Seu Amigo

Investir

Nos Investimentos o Seu Gestor de Conta Não é Seu Amigo

3 min Partilhar 21 de Fevereiro, 2013

Search
Generic filters
Exact matches only
investimentos

Todos os clientes bancários possuem experiências com investimentos de risco que não correram conforme o esperado, muitos até chegaram a perder parte do capital que investiram.

Se recordar os momentos que antecederam a negociação com o seu gestor de conta sobre o produto de investimento que iria ser eleito para aplicar parte do seu património financeiro, facilmente se recordará que, por diversas vezes ouviu a seguintes citações;

  • Este produto é garantido…
  • O potencial de rentabilidade é irrecusável;
  • Vai ganhar X euros em apenas X anos;
  • Não se preocupe…;
  • Esta oportunidade acaba esta semana. É para aproveitar…

Familiar?

O Gestor de Conta é um Comissionista

Sem duvida. Independentemente do produto financeiro que o seu gestor lhe esteja a propor, a sua preocupação é a estratégia comercial do banco. Os objectivos que tem de cumprir e, acima de tudo, o seu desenvolvimento profissional.

pequenas empresas

Por muito que o seu gestor de conta se preocupe com a sua situação financeira ou com o seu património, ele nunca irá procurar pelas melhores oportunidades de investimento, irá sim lhe propor os produtos financeiros que se encontram em campanha. Neste contexto é fundamental saber como investir o seu dinheiro.

Evitará Falar dos Custos do Processo

Isto não quer dizer que o seu gestor de conta irá omitir os custos do produtos financeiro, significa sim que ele irá apenas falar neles quando o negócio está quase concluído ou falta apenas uma assinatura.

Os custos de saída costumam ser esquecido (em Portugal são comuns)

Poucos são os gestores de conta que falarão nos custos com o resgate de um qualquer produto de investimento. Poderá não parecer significativo, mas em muitos produtos de investimento os custos de resgate são consideráveis, podendo chegar aos 5%.

Tenha Atenção à Rentabilidade Líquida de Custos e Impostos

É certo que ouviu falar do seu gestor que determinado fundo de investimento em campanha tem uma rentabilidade esperada de 4% ao ano, e que mesmo que não renda esse valor o capital está garantido. Neste cenário, mesmo que não receba ganhos também não perde dinheiro.

Será mesmo assim? Já ouviu falar em inflação? Claro, todos os dias, nos mídia, se fala neste indicador que não é nada mais senão um índice de preços.

Se a inflação é elevada o poder de compra é baixo, ou seja, o dinheiro vale menos. Logo, se o seu investimento não render pelo menos a taxa de inflação anual, você está a perder dinheiro. Se não render nada, o seu dinheiro valerá menos, mesmo que receba todo o dinheiro que investiu.

Diversificar Implica uma Maior Fidelização do Cliente

Enquanto que para um qualquer investidor diversificação é protecção, é criar uma carteira de investimento capaz de obter a melhor performance média, para o seu gestor de conta diversificar é fidelizar o seu cliente.

É criar condições para um cliente global, ou seja, um cliente que receba juros e pague juros e comissões. Juros com créditos e facilidades e comissões com todos os produtos que o banco comercializa, como por exemplo, seguros diversos que por vezes não necessita.

Concluíndo

Nos investimentos o seu gestor de conta não é seu amigo, pois as preocupações dele não são as suas preocupações e enquanto você procura rentabilizar o seu dinheiro, ele procurar rentabilizar a sua carreira e o seu posto de trabalho.

Todavia, o seu gestor de conta poderá ajudar na tomada de decisão, desde que saiba correctamente como negociar com o seu gestor de conta colocando as questões necessárias, como por exemplo:

  • Perguntar sobre os custos e comissões do produto.
  • Perguntar sobre o potencial de resgate?
  • Perguntar sobre a rentabilidade efectiva?
  • Perguntar sobre a menção de capital garantido no prospecto ou documento do produto?
  • Perguntar sobre alternativas?
  • Entre outros…

E claro, em caso de dúvida, a recomendação é não fazer nada?

E o leitor, já teve experiências menos boas com o seu gestor de conta?

 



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro