O que é Inteligência Emocional

Desenvolvimento Pessoal

O que é Inteligência Emocional

2 min Partilhar 16 de Junho, 2015

Search
Generic filters
Exact matches only
Inteligência Emocional

Nos últimos tempos a inteligência emocional tem ganho importância significativa nas mais diversas áreas pessoais e profissionais.

Se, no passado, a inteligência emocional era considerada como uma característica dos “fracos”, prevalecendo a inteligência intelectual como medida de sucesso pessoal e profissional, nos nossos dias, sabe-se que esta é fundamental para o sucesso, principalmente a nível de gestão de relações.

Sabe-se hoje que a inteligência emocional está fortemente relacionada com o sucesso individual e profissional, uma vez que, diversos são os casos onde possuir elevados índices de inteligência intelectual não significa que seremos bem sucedidos na nossa vida pessoal e profissional.

O que é Inteligência Emocional

O conceito de inteligência emocional tem sofrido alterações relevantes ao longo dos tempos.

Se nos tempos mais antigos esta foi referida por Charles Darwin como uma expressão emocional de elevada importância para a sobrevivência e adaptação, mas recentemente, por Robert Thorndike esta foi referida como inteligência social que pretendia descrever a capacidade de compreender e motivar os outros.

Garner em 1983, introduziu os conceitos de inteligência intrapessoal e inteligência interpessoal, revolucionando e criando maior abrangência ao que hoje se conhece de inteligência emocional.

Todavia, o conceito de inteligência emocional hoje tão utilizado foi introduzido em 1985 por Wayne Payne na sua tese de doutoramento, embora sabe-se que no passado já teria sido utilizado por Leuner (1966).

Em 1998, Goleman referiu-se à inteligência emocional como a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos.

Goleman considerou assim que a inteligência emocional é a maior responsável pelo sucesso e insucesso dos indivíduos.

Assim sendo, e depois de este breve timeline relativo à inteligência emocional, consideramos que a inteligência emocional é, nos nossos dias, muito mais importante que a inteligência intelectual na determinação do grau de sucesso na vida pessoal e profissional.

Inteligência Emocional

Tendo presente tal importância consideramos que a inteligência emocional assenta em 4 pilares fundamentais, nomeadamente;

  • Identificação – Capacidade do individuo em identificar as suas emoções e as emoções dos outros;
  • Compreensão – Capacidade do individuo em compreender as suas emoções e as emoções dos outros nos mais diversos contextos;
  • Reconhecimento – Capacidade do individuo em reconhecer o seu estado emocional e o estado emocional dos outros;
  • Gestão – Capacidade do individuo em gerir as suas emoções e as emoções dos outros de forma positiva.

Tendo presente tal pilares referimos-nos à inteligência emocional como:

A Capacidade de identificar, compreender, reconhecer e gerir as suas emoções e as emoções dos outros de forma positiva, identificando o seu próprio estado emocional e o estado emocional dos outros.

Até já,

Suporte: Wikipédia



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro