SIMULE AQUI SEM COMPROMISSO O SEU CRÉDITO HABITAÇÃO

SIMULE AQUI SEM COMPROMISSO O SEU CRÉDITO HABITAÇÃO

O que são e quais as Vantagens dos Fundos Imobiliários

A cada dia que passa os fundos imobiliários têm vindo a afirmar-se como produtos de investimento atrativos para a grande maioria dos investidores, principalmente os que valorizam a diversificação das suas carteiras entre produtos de risco e produtos de moderado ou nenhum risco.

Com a queda das taxas de juros e a sua previsível manutenção nos próximos tempos e com a volatilidade crescente dos mercados bolsistas, os investidores têm desviado as suas opções de investimento para outros ativos, nomeadamente, os fundos de investimento, em particular os fundos imobiliários.

Apesar de os dados históricos não representarem garantias de futuro, os fundos imobiliários possuem uma consistência de rentabilidade que têm atraído muitos investidores, principalmente os investidores de pequeno porte que valorizam o valor do património, mas isoladamente não teriam forma de investir em imóveis.

investir bolsa

Os fundos imobiliários permitem ao investidor investir em imóveis sem necessitar de possuir muito dinheiro. Na verdade, permitem investir em vários imóveis com pouco dinheiro.

O que são Fundos Imobiliários

Em termos práticos, os fundos imobiliários atuam como instrumento colectivo, na medida em que reúne o dinheiro de investidores (participantes no fundo) para investir em terrenos e imóveis, como por exemplo, escritórios, lojas, habitações, entre outros.

O valor de todo o património do fundo imobiliário está dividido por todos os participantes sobre a forma de unidades de participação (UP) tal qual o fundo de investimento mobiliário.

Comparativamente, podemos ver um fundo imobiliário como uma Sociedade Gestora de imóveis, que do capital disponível adquire imóveis com o objectivo de os rentabilizar, quer seja através da rendas ou até venda dos mesmos.

Eles efetuam a gestão de todo o processo burocrático envolvente permitindo que o participante só se preocupe com a recolher as eventuais rentabilidades.

Na verdade, é mesmo de uma Sociedade Gestora de que estamos a falar.

Vantagens dos Fundos Imobiliários

  • Potencial de rentabilidade

Historicamente os fundos imobiliários possuem uma rentabilidade média interessante que permitem ganhos aos seus participantes de forma consistente ao longo de todo o prazo de investimento.

É certo que existem igualmente fundos imobiliários que possuem rentabilidades negativas em termos históricos, no entanto, estes não devem ser tomados em consideração, pois o que os investidores procuram é rentabilidades positivas associadas a risco moderado.

  • Segurança no investimento em imóveis

Segurança não do ponto de vista da proteção do capital investido, mas do ponto de vista da segurança no investimento.

É mais seguro investir num fundo imobiliário do que comprar individualmente o imóvel. É mais seguro porque todo o processo burocrático e legal é assegurando pela Sociedade Gestora e o seu investimento não é num único imóvel mas em diversos imóveis correndo assim menos riscos de rentabilização do seu investimento.

Por outro lado, a lei obriga que os fundos imobiliários respeitem limites com o objectivo de não assumirem demasiados riscos e protegerem o dinheiro dos participantes.

  • Menores impostos

Não só porque não está a investir diretamente nos imóveis como também porque a legislação favorece em certa parte dos fundos imobiliários na aquisição e rentabilização dos seus imóveis, como por exemplo, no IMI ou imposto sobre as rendas mais favorável.

  • Simplicidade

Quando opta por investir num fundo imobiliário sabe que a constituição do património do fundo é constituído por imóveis, logo, a sua única análise que necessita de efetuar é que tipo de imóveis e quem são os clientes desses imóveis.



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro