Pare – Escute-se – Recomece

Desenvolvimento Pessoal

Pare – Escute-se – Recomece

2 min Partilhar 28 de Abril, 2020

Search
Generic filters
Exact matches only
coaching

Atendendo ao contexto de pandemia mundial atual, existe um benefício evidente de optar pelo coaching no momento pelo qual passamos, desde logo porque podemos dizer que os tempos do vírus e os tempos do coaching têm algo em comum, com etapas que de certa forma coincidem. À semelhança da pandemia, também um processo de coaching irá propor que pare, se escute e, finalmente, recomece.

Segundo a ICF (International Coach Federation) o coaching consiste numa parceria com o cliente, através de um processo estimulante e criativo que o inspira a maximizar o seu potencial pessoal e profissional.

Para mim, não é fácil definir ou explicar o que é o coaching. Sendo uma experiência tão pessoal e significativa, acredito ser necessário experienciar este processo para perceber do que se trata e que benefícios concretos poderá ter para cada um.

PARE

Tal como este vírus nos forçou a ficar em casa e a uma interrupção daquilo que era o decorrer normal do nosso dia-a-dia, também o coaching deve surgir de uma paragem. Paragem no sentido de tomada de consciência que algo tem de mudar, que eu quero que algo mude na minha vida para que ela possa ser mais Vida.

É um momento em que finalmente decido que quero apontar o meu foco para mim mesmo. Como se estivesse num palco em que eu próprio fosse, simultaneamente, ator e plateia. Chegou o momento de decidir qual o caminho que quero seguir agora, daqui para a frente.

ESCUTE-SE

Depois da paragem, existe um tempo de adaptação das nossas vidas a esta nova realidade. Também com o coaching acontece assim. Apercebo-me que tenho de refletir, fazer escolhas e readaptar-me ao novo rumo pretendido.

Existem medos, claro, mas como posso não me tornar refém destes medos? Poderei fazer dos meus medos os meus aliados, para conseguir tornar-me mais resiliente e adaptativo?

Com base num processo de questionamento vou traçando possibilidades e metas, pondo de lado o que é desnecessário e centrando-me no essencial.

RECOMECE

Tal como no final desta quarentena regressaremos às nossas vidas, aos nossos trabalhos e anteriores rotinas, também o coaching me prepara para o recomeço. Intuímos que não regressaremos ao mesmo modo de ser pois também nós, depois destas experiências, já não somos os mesmos (já não desejamos ser os mesmos!).

Mais do que uma mudança da realidade em si (que nem sempre depende de nós), o coaching poderá ajudar-nos a trabalhar a forma como percecionamos a realidade, desconstruindo crenças e, ampliando o campo de possibilidades e oportunidades futuras.

Não é raro ouvir dizer: como vou despender tempo a fazer coaching, se sinto que não tenho tempo para mais nada? É verdade que muitos de nós sentimos que nos falta tempo. Com o esbatimento das fronteiras entre a realidade familiar e profissional de cada um, esta questão tornou-se ainda mais relevante, já que a sensação que temos é que uns espaços (pessoal, profissional, etc.) invadem os outros sem pedir licença e sem cerimónias.

Mas é precisamente por isto: novos desafios pedem novas estratégias. Não podemos responder aos problemas de hoje com as soluções de ontem. Temos de ser – nós mesmos – parte ativa de uma solução criativa que se adapte à nossa realidade. Aqui entra o coaching.

Inês Raposo – Coach

Inesraposo.coaching@gmail.com

91 351 74 84


37 anos, licenciada em Direito. Coach membro da ICF com certificado ACTP. Experiência na área de Gestão de Recursos Humanos e Terceiro Setor e em consultoria no âmbito da mobilidade internacional. Formadora em áreas de desenvolvimento pessoal, casada e mãe de duas filhas.



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá, sou o João, em que posso ajudar?

Outros