Plano DETOX de Carreira

Coaching Desenvolvimento Pessoal

Plano DETOX de Carreira

2 min Partilhar 21 de Setembro, 2021

Search
Generic filters
Exact matches only
profissional

Depois dos excessos das férias e do Verão, podemos sentir a necessidade de um Plano DETOX, um procedimento simples que reponha a vida saudável, nos liberte dos excessos e nos dê a energia para recomeçar. Também no campo profissional, na nossa carreira, esta lógica é aplicável, através do seguinte método simples e vocacionado para o essencial.

5 passos para o Plano DETOX de Carreira

  1. Pré – DETOX de carreira – Breve diagnóstico sobre a situação profissional atual

Coloque-se as seguintes questões:

  • O que correu bem durante este ano?
  • O que correu de forma menos positiva?
  • Quais os desafios que se colocam no momento presente?
  1. DETOX Fase I – Separar o trigo do joio

Relativamente àquilo que correu bem sugerimos que reserve um tempo – apenas – para essa mesma constatação. É tão raro valorizarmos aquilo que correu bem, que foi possível atingir determinado objetivo, que fomos capazes e suficientes. Faça, também, uma listagem de comportamentos/ações a manter no futuro.

No que diz respeito àquilo que correu de forma menos positiva poderá questionar-se se, ainda assim, retirou desses momentos alguma aprendizagem. Surpreender-se-á com as oportunidades de crescimento que surgem com as situações mais difíceis. Elabore, também, uma breve listagem de comportamentos a evitar no futuro, fruto da sua aprendizagem.

  1. DETOX Fase II – Plano de Ação

Por fim, tendo por base as reflexões dos pontos anteriores, para cada um dos desafios presentes identificados, elabore um plano de ação sucinto. Se a sua situação atual é A e a situação desejada é B, identifique quais os passos necessários para passar de A para B. Os passos identificados deverão obedecer à regra dos Ps: Poucos, Pequenos, Possíveis e Progressivos e deverá estipular um prazo/calendário para as suas ações de mudança.

  1. DETOX Fase III – Auto-motivação

Sejamos honestos: os regressos custam sempre. Mesmo que goste daquilo que faz, é sempre desafiante voltar à rotina e às responsabilidades diárias. No entanto, nem tudo tem de ser uma obrigação. Os recomeços trazem consigo, também, a possibilidade de novas aventuras. Seja generoso consigo mesmo. Assim tornará o seu recomeço mais apetecível e mesmo custoso. O que poderá ajudar a atingir os objetivos traçados? Existe algo que esteja a adiar e que, finalmente seja tempo para dar espaço? Que tal começar a tal formação que tanto gostaria de fazer? Ou mesmo iniciar as suas sessões de coaching? Use a sua criatividade!

  1. DETOX Fase IV – Avaliação

Relembre-se: “What is not measured, doesn´t get done”. Reserve sempre um espaço/tempo para avaliação após um Plano DETOX. Regresse ao plano de ação traçado, às metas e prazos e reflita sobre o cumprimento dos mesmos. Anote as suas conclusões e, se necessário, reconfigure os seus objetivos.

O coaching poderá ser uma ferramenta útil para ajudar a concretizar o seu Plano DETOX neste processo de tomada de consciência e de colocar em prática o seu plano de ação. Para que este ano seja mais alinhado com aquilo que realmente deseja para a sua vida profissional experimente os benefícios do Coaching. Se sente que este tema é para si, ou se quiser partilhar a sua experiência, pode contactar diretamente para inesraposo.coaching@gmail.com. Bons recomeços!

Bons recomeços!


37 anos, licenciada em Direito. Coach membro da ICF com certificado ACTP. Experiência na área de Gestão de Recursos Humanos e Terceiro Setor e em consultoria no âmbito da mobilidade internacional. Formadora em áreas de desenvolvimento pessoal, casada e mãe de duas filhas.



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro