Porquê um livro sobre a educação financeira das crianças?

0
309

O livro «Como ensinar os meus filhos a poupar» é um livro simples e de leitura fácil escrito por pais para que outros como nós possam abordar, em família, temas de educação financeira sem grande complexidade.

«Como ensinar os meus filhos a poupar»

Apesar do seu título particular, o objetivo deste livro não é abordar exclusivamente temas financeiros, mas também uma série de outros fatores que muitas vezes afetam a nossa relação e a nossa perceção do dinheiro sem que nos apercebamos.

Acreditamos que o dinheiro não é um fim em si: não serve só para acumular nem só para gastar de forma compulsiva e vazia. O dinheiro serve um propósito, mas não é um fim em si mesmo e é fundamental oferecer critérios para que os nossos filhos consigam tirar o melhor partido do mesmo. Acima de tudo, é importante ensinar às crianças aquilo que é realmente importante na vida.

DESCARREGUE O LIVRO GRATUITAMENTE AQUI

A educação das crianças é uma tarefa nobre mas ao mesmo tempo demorada, na medida em que implica persistência, trabalho, coerência e muito carinho e amor.
É, acima de tudo, um enorme desafio não só por ser influenciada por fatores internos, mas fundamentalmente porque temos que temos em consideração tantos fatores que emanam do nosso modelo de sociedade atual – solicitações constantes, excessivo facilitismo, claro acesso a tudo, entre outros.

Apesar de tudo isto, ainda acreditamos que é possível criar uma relação saudável com o dinheiro; gerindo-o de forma responsável; estando atentos a comportamentos de excesso de consumo; e encarando os bens materiais como algo útil e não como uma finalidade em si.

Neste livro também procuramos falar em questões que acreditamos estar relacionadas com o dinheiro, mas que nem sempre lhe são diretamente associadas, tais como: a generosidade, o desprendimento das coisas materiais, o uso racional do dinheiro e a sobriedade (que não deve ser confundida com avareza…)

O modelo mais importante dos filhos serão sempre os pais, e por isso temos uma grande responsabilidade em mãos que é a de dar o exemplo aos nossos filhos.

Isto não quer dizer que os pais têm de se fazer passar por pessoas perfeitas que têm sempre a razão do seu lado só porque são adultos e sabem mais do que as crianças. Mas, antes, pensar que somos os «heróis» dos nossos filhos e por isso devemos agir em conformidade com aquilo que os nossos filhos vêm e esperam de nós e promover o diálogo com eles, respeitando as suas opiniões e guiando-os para a melhor versão de si próprios.

Acreditamos que o segredo do sucesso é atingido quando verificamos que há coisas que podemos fazer diferentes e mudamos comportamentos para alcançar essas melhorias.

Esperamos sinceramente contribuir de alguma forma para essa mudança com a leitura deste livro.

DESCARREGUE O LIVRO GRATUITAMENTE AQUI

Avalie este artigo

DEIXE UMA RESPOSTA